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A graduação em engenharia civil gera condições para projetar, gerenciar e executar obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. O profissional atua na análise das características do solo, assim, desenvolve projetos estruturais, de instalações de água e esgoto, saneamento, e especifica materiais e tecnologias próprias para cada tipo de situação.
Modalidade: Bacharelado
Período: Noturno
Duração: 10 semestres
Nas Faculdades Integradas Maria Imaculada, o aluno se prepara para supervisionar prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança em canteiro de obras, administra recursos humanos e ambientais para proporcionar condições de vida adequadas nas cidades.
Profa. Me. Renata de Faria Rocha Furigo
Engenheira Civil graduada pela UNESP (1997) e Mestre em Saúde Pública pela USP (2003). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Pesquisa e Desenvolvimento nas áreas de Saneamento, Habitação Popular e Infraestrutura Urbana. Atua também nas áreas de Avaliação Patrimonial, Gestão de Contratos de Obras Públicas. Desde 2011 exerce a função de coordenadora do curso de Engenharia Civil das Faculdades Integradas Maria Imaculada, em Mogi Guaçu/SP. É também professora das disciplinas Introdução a Engenharia Civil e Planejamento e Controle de Obras, e orientadora de trabalhos de conclusão de curso. Atualmente está cursando Doutorado em Urbanismo na PUC Campinas, na área de concentração Gestão Urbana.
Formar engenheiros civis preparados para gerar e gerir conhecimento e para atender as demandas do mundo contemporâneo com criatividade, compromisso e ética profissional, respeitando o multiculturalismo, fazendo uso adequado da tecnologia, promovendo o desenvolvimento de habilidades relativas ao trabalho, a humanização da ciência e à sua aplicação consciente.
Específicos
Segundo os referenciais nacionais dos cursos de engenharia publicados pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação:
“O Engenheiro Civil é um profissional de formação generalista, que atua na concepção, planejamento, projeto, construção, operação e manutenção de edificações e de infraestruturas. Suas atividades incluem: supervisão, coordenação e orientação técnicas; estudo, planejamento, projeto e especificação; estudo de viabilidade técnico-econômica; assistência, assessoria e consultoria; direção, execução e fiscalização de obra e serviço técnico; vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico. Pode desempenhar cargos e funções técnicas, elaborar orçamentos e cuidar de padronização, mensuração e controle de qualidade. Pode coordenar equipes de instalação, montagem, operação, reparo e manutenção. Executa desenho técnico e se responsabiliza por análise, experimentação, ensaio, divulgação e produção técnica especializada. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em suas atividades, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos ambientais.”
(Resolução CNE/CES nº 11 de 11 de março de 2002)
O curso de Engenharia Civil das Faculdades Integradas Maria Imaculada destina-se à formação de profissionais empreendedores, capacitados à assumir posições de liderança, desenvolver projetos em prol do desenvolvimento socioeconômico, científico e tecnológico, executando-os no âmbito das atribuições que lhes são conferidas pela Lei N.º 5.194 de 24/12/66 que regulamenta o exercício desta profissão. A formação de engenheiros civis segue diretrizes da Resolução CNE/CES nº 11 de 11 de março de 2002.
Com base neste princípio, o curso propõe ofertar ao mercado profissionais capazes de planejar e elaborar projetos, e empreender obras nas áreas de edificações, geotecnia, recursos hídricos, saneamento, estruturas, infraestrutura urbana, transportes e trânsito e para diversos setores do mercado: construções de pequeno, médio e grande porte, escritórios de projetos e consultorias, poder público, empresas de manutenção civil e indústrias, instituições de ensino e de pesquisa.
O engenheiro civil tem uma inserção social estratégica para o desenvolvimento nacional. Com essa visão, a proposta do curso é formar profissionais generalistas mas, ao mesmo tempo, capazes de atuar crítica e reflexivamente nos problemas que lhe são afetos. Para tanto o curso aborda considerável quadro de conhecimentos gerais e específicos que, na linha metodológica proposta levará o aluno a desenvolver capacidade intelectual e emocional para tratar os problemas de forma racional e crítica, humanística e ética, analisando-os e propondo soluções relevantes para a sociedade e para o meio ambiente.
As FIMI projetam em todos os seus cursos, atividades em harmonia com as suas bases filosóficas e princípios metodológicos, garantindo, desta forma, uma coerência epistemológica com a Missão e os Objetivos Institucionais, assim como com as propostas pedagógicas dos seus cursos.
Avaliar não se resume à mecânica do conceito formal e estatístico; não é, simplesmente, atribuir notas, obrigatórias à decisão de avanço ou retenção em determinada disciplina. Os instrumentos de avaliação, imprescindíveis à verificação do aprendizado efetivamente realizado pelo aluno, devem fornecer subsídios ao trabalho docente, direcionando o esforço empreendido no processo de ensino e aprendizagem de forma a contemplar a melhor abordagem pedagógica e o mais pertinente método didático adequado à disciplina.
Neste contexto, a avaliação, sob o enfoque formativo, é de forma contínua, mais do que simples atribuição de um conceito formal (nota), serve à percepção, tanto do professor quanto do aluno, dos progressos e carências de seus respectivos trabalhos, permitindo a aplicação de estratégias de aperfeiçoamento ou de redirecionamento do processo de ensino-aprendizagem. Uma boa avaliação alimenta os tomadores de decisões com as informações necessárias para escolhas abalizadas, e os professores com um feedback útil para o desenvolvimento de seus trabalhos.
Assim o sistema de avaliações é norteado pelo Regimento das FIMI, sendo considerado aprovado o discente que obter conceito mínimo de 5,0.