Sobre a biblioteca

A biblioteca ocupa uma área total de 400 m², tem piso em pedra ardósia, paredes de alvenaria e forro tipo pacote de isopor termo acústico, janelas tipo vitraux basculantes, cortina tipo persiana vertical e iluminação com lâmpadas fluorescentes. É equipada com luzes de emergência e extintores de incêndio.

Acervo – Acervo, ocupando uma área de 110 m², há seis fileiras de estantes de aço dispostas em dois pavimentos, podendo abrigar um total de 60.000 volumes. Os dois pavimentos constituem uma área total de 170 m².

Leitura Individual – dispõe de uma área de 60 m², abrigando um total de 10 mesas de estudo individualizado, mais Box para estudos.

Estudo em grupo – dispõe de três salas de estudo em grupo com conexão de Internet.

A Biblioteca possui dez computadores ligados a internet conforme tabela abaixo e pontos de conexão de Internet na Biblioteca

Informática – Biblioteca/Pesquisa – 52,00m²

Acervo

As faculdades Integradas Maria Imaculada possue um acervo de 49978 itens, que servem aos cursos que são oferecidos pela faculdade e que é controlada por rede de computação.

Quando os alunos de um centro precisam de um determinado livro que existe no outro centro, é solicitado uma prazo de 3 (três) dias para que se possa fazer chegar às suas mãos o livro solicitado, pois, quase diariamente, existe um malote circulando entre as duas cidades.

Assim, neste item, apresenta-se a biblioteca localizada no Centro de Mogi Guaçu.

Tratamento da Informação

  • Catalogação – baseada pelo AACR2 (Código de Catalogação Anglo Americano 2).
  • Classificação por Assunto – é feita pelo CDD 21 (Classificação Decimal de Dewey) da vigésima primeira edição em inglês (esta classificação é usada para o material livro).
  • Demais Materiais – Folhetos, Vídeos, Relatórios Técnicos, CD-Rom e Gravação de Som, são classificados de acordo com o tipo de material.
  • Classificação do Autor – pela Cutter-Souborn.
  • Indexação – o processo de indexação do material consiste em retirar todos os termos contidos no sumário e no texto da obra. Procura-se sempre relacionar os termos quando a obra tratar de vários assuntos. No caso de periódico, permitindo ao usuário recuperar esse tipo de material tanto por assunto quanto pelo título do artigo do periódico.

Disposição dos Materiais nas Estantes

  • Livros e Obras de Referência – são ordenados de acordo com a divisão de área, apontados pelo CDD e Tabela de autor.
  • Folhetos, Relatórios Técnicos – são separados por tipo de material e obedecem a uma ordem numérica sequencial de tombo.
  • Vídeo, Gravação de Som e CD-Rom – são ordenados de acordo com a classificação do tipo de material e pela responsabilidade (autor) – numeração recebida pelo Cutter-Sanborn.
  • Periódicos – são separados por área, ordenados por título (ordem alfabética) e periodicidade do material (ordem crescente de data).

Sistema de Empréstimo

Cada aluno tem o direito a empréstimo de 2 volumes para livros, folhetos e relatórios técnicos, durante 7 dias e direito à renovação, caso o material não esteja reservado, conforme o Regimento da Biblioteca (Anexo VIII).

Os demais materiais são para consulta local. Os vídeos também são para uso local e para tanto está à disposição dos alunos um televisor e um vídeo cassete para poderem assistir ao filme solicitado.

Sistema de Consulta

O acervo das bibliotecas das Faculdades Integradas Maria Imaculada se encontra todo informatizado. Este é alimentado diariamente. O sistema permite fazer busca por título, autor e assunto de tudo o que se encontra cadastrado e ainda a busca via internet.

Biblioteca – Acervo Total*

MATERIAL TÍTULOS EXEMPLARES
Obras (Publicações) 17256 32886
Periódicos 717 2871
Multimídia (Cds, Dvd’s, etc) 590 1046
Trabalhos Acadêmicos (Monografias, Dissertações, Teses) 766 787
TOTAL 19225 49978

Última consulta realizada no dia 30/09/2013

Políticas de Expansão  Acervo Biblioteca

Com a finalidade de atender a comunidade acadêmica e estimular o ensino, pesquisa e o autodesenvolvimento, a biblioteca do Centro de Mogi Guaçu das FIMI é vista como um dos elementos mais importantes para a infraestrutura da instituição.

O acervo da Biblioteca está alinhado com a Proposta Pedagógica da Instituição, atendendo às necessidades básicas dos cursos existentes, atualizando‐se permanentemente e oferecendo serviços pertinentes a todos os segmentos da comunidade escolar.

A Biblioteca conta com um acervo bibliográfico de obras clássicas de acordo com cada área do conhecimento contemplado pelos Cursos de graduação e pós‐graduação existentes. Conforme a implantação dos novos cursos de graduação, a biblioteca passará a contar com as obras consideradas clássicas para a área específica.

A atualização do acervo bibliográfico, de periódicos e outros materiais se dá através de solicitações à biblioteca pelo corpo docente, coordenadores dos cursos e corpo discente, priorizando alguns critério:

  1. Bibliografias básicas e complementares dos cursos ofertados;
  2. Solicitação de títulos atualizados pelo corpo docente e coordenação dos cursos;
  3. Solicitação do corpo discente;
  4. Análise dos indicadores do sistema de consulta da Biblioteca (estatisticas sobre empréstimos, reservas e consultas), verificando a necessidade de ampliação dos tombos e/ou títulos do acervo.
  5. Análise de catálogos referentes a lançamentos de títulos de livros e periódicos;
  6. Parcerias, intercâmbio e convênios com outras instituições de ensino;
  7. Empréstimo inter‐bibliotecas;
  8. Espaço aberto para editoras, destinado à exposição de livros e revistas revertendo em doações de publicações para a biblioteca; e
  9. Doações da comunidade em geral.

As sugestões devem ser enviadas ao coordenador de curso para que sejam encaminhadas à Biblioteca, que providenciará a cotação dos materiais.

Aspectos quantitativos: no processo de aquisição de material bibliográfico via compra, é adotada política definida pela instituição, nas seguintes proporções:

  • Bibliografia Básica: será adquirido 1 (um) exemplar dos títulos indicados nas bibliografias básicas das disciplinas para cada 10 (dez) vagas para circulação mais 1 (um) exemplar para consulta interna. A liberação do exemplar de consulta é de responsabilidade da Bibliotecária.
  • Bibliografia Complementar: é adquirido, pelo menos, 2 (dois) exemplares dos títulos indicados nas bibliografias complementares das disciplinas. Cabendo a Bibliotecária indicar a necessidade de novas aquisições, de acordo com a demanda do material.

Base de Dados  Internet

Portal da web livre para o público, permitindo o acesso a um grande número de publicações periódicas e bases de dados na área científica. Acesse as bases disponíveis para consulta em nosso website: