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O curso apresenta sua formação baseada no diagnóstico clínico e coletivo de saúde, investiga as necessidades da sociedade atual, e de forma conjunta, interdisciplinar e abrangente prioriza a integridade da saúde do cidadão em todos os seus níveis e suas instâncias. Seu projeto pedagógico inovador utiliza de metodologias ativas e integra os conteúdos a prática profissional, visando a formação de biomédicos de alto desempenho.
Modalidade: Bacharelado
Período: Diurno/Noturno
Duração: 8 semestres
A biomedicina é uma carreira ampla e com mercado de trabalho diversificado. O biomédico identifica, classifica e estuda os microrganismos causadores de enfermidades e pesquisa medicamentos e vacinas. Faz exames e interpreta os resultados de análises clínicas para diagnosticar doenças e identificar contaminações em alimentos. Trabalha em hospitais, laboratórios e órgãos públicos de saúde e indústria.
Possui 35 áreas de habilitações autorizadas pelo Conselho Federal de Biomedicina, sendo que as duas principais são docência/pesquisa e os laboratórios de análises clínicas.
Outras áreas de atuação: bancos de sangue, onde o biomédico realiza todas as tarefas, com exceção da transfusão; análises ambientais, onde ele faz análises físico-químicas e microbiológicas para o saneamento do meio ambiente; imagenologia onde o profissional atua na área de raio-X, ultrassonografia, tomografia, ressonância magnética; DNA, na qual realiza exames laboratoriais envolvendo DNA e assume a responsabilidade técnica dos laudos.
Profa. Dra. Nádia Regina Borim Zuim
Doutorado e Mestrado em Parasitologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui graduação em Ciências Biologia pelas Faculdades Integradas Maria Imaculada. Atualmente é Coordenadora do Curso de Biomedicina e do Curso de Ciências Biologia das Faculdades Integradas Maria Imaculada de Mogi Guaçu/SP. Integrante do Conselho Editorial e de Consultores da Revista FOCO: Caderno de Estudos e Pesquisa. Coordenadora do Comitê de Ética e Pesquisa das FIMI. Membro da Comissão Organizadora de eventos das FIMI desde 2004. Linha de pesquisa Helmintíases transmitidas por moluscos, atuando principalmente nos seguintes temas: Schistosoma mansoni, Biomphalaria glabrata, Biomphalaria tenagophila, esquistossomose mansônica. Tem experiência na área de Parasitologia Básica e Clínica, Epidemiologia, Programas de Saúde, Saúde Pública, Fisiologia e Metodologia Científica.
Formar profissionais plenamente capacitados a exercer as funções de Biomédico na prática assistencial, pública ou privada, bem como as atividades tecnológicas e de pesquisa nas áreas compatíveis.
Além do profissional, a formação de um indivíduo como cidadão e consciente de seus direitos e deveres. O Biomédico deve ser consciente dos problemas de Saúde Pública, propor estratégias e capaz de acompanhar o avanço técnico-científico observado atualmente. Assim, o profissional deverá estar preparado para uma educação continuada, aumentando sempre o seu nível de competência.
O Biomédico, com formação generalista deve ser humanista, crítico e reflexivo, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Deve ser um profissional da área de saúde apto a:
a) Assimilar as constantes mudanças conceituais e evoluções tecnológicas no contexto mundial;
b) Formar raciocínio rápido, dinâmico e preciso na solução de problemas dentro de cada uma de suas habilitações específicas;
c) Desenvolver espírito crítico e responsabilidade que lhe permita uma atuação profissional consciente dirigida para a melhoria da qualidade de vida da população humana;
d) Aprofundar a sua formação básica por meio de pós-graduação específica (lato sensu e stricto sensu) apresentando sinais claros de competência na entrada, permanência e conclusão do mesmo, em consequência a sua sólida formação acadêmica;
e) De acordo com o inciso II do artigo 43 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) estar “diplomado nas diferentes áreas do conhecimento”, para que possa ser inserido, imediatamente, em setores profissionais de saúde e tecnologia diferenciados;
f) Exercer, além das atividades técnicas pertinentes à profissão, o papel de educador, gerando e transmitindo novos conhecimentos para formação de novos profissionais para a sociedade como um todo;
g) Conduzir todas as atividades profissionais dentro do mais alto rigor científico, ético e moral.
As FIMI projetam em todos os seus cursos, atividades em harmonia com as suas bases filosóficas e princípios metodológicos, garantindo, desta forma, uma coerência epistemológica com a Missão e os Objetivos Institucionais, assim como com as propostas pedagógicas dos seus cursos.
Avaliar não se resume à mecânica do conceito formal e estatístico; não é, simplesmente, atribuir notas, obrigatórias à decisão de avanço ou retenção em determinada disciplina. Os instrumentos de avaliação, imprescindíveis à verificação do aprendizado efetivamente realizado pelo aluno, devem fornecer subsídios ao trabalho docente, direcionando o esforço empreendido no processo de ensino e aprendizagem de forma a contemplar a melhor abordagem pedagógica e o mais pertinente método didático adequado à disciplina.
Neste contexto, a avaliação, sob o enfoque formativo, é de forma contínua, mais do que simples atribuição de um conceito formal (nota), serve à percepção, tanto do professor quanto do aluno, dos progressos e carências de seus respectivos trabalhos, permitindo a aplicação de estratégias de aperfeiçoamento ou de redirecionamento do processo de ensino-aprendizagem. Uma boa avaliação alimenta os tomadores de decisões com as informações necessárias para escolhas abalizadas, e os professores com um feedback útil para o desenvolvimento de seus trabalhos.
Assim o sistema de avaliações é norteado pelo Regimento das FIMI, sendo considerado aprovado o discente que obter conceito mínimo de 5,0.