PROJETO SOU MAIS AÇÃO SAÚDE E RECREAÇÃO

Sou Ação Saúde e Recreação é um projeto de extensão promovido pelas Faculdades Integradas Maria Imaculada e executados pelos discentes da instituição. O projeto é executado em locais públicos de grande circulação de pessoas, bem como em escolas públicas ou particulares. Tem por objetivo orientar a população e promover atividades educativas com as crianças. Durante são executadas várias atividades visando à melhoria na qualidade de vida da população, dentre elas: Pressão Arterial; Diabetes, Prevenção de Obesidade; Campanha Preventiva da Dengue; Análise do Tipo Sanguineo; Conscientização do Uso de Plantas Medicinais, Campanha Educativa sobre Higienização de Alimentos e Educação Ambiental. Também são desenvolvidas atividades educativas com as crianças presentes, dentre elas desenho livre com pintura de dedo, pintura facial, jogos de regas e histórias infantis.

Objetivos do Projeto

  • Fornecer informação sobre saúde à população por meio de material impresso (filipetas, folderes e orientação individual), no intuito de fazê-la conhecer os agravos a que, conscientemente ou não, se expõe e torná-la, efetivamente, corresponsável pela gestão de sua própria saúde;
  • Identificar, de forma precoce, possíveis problemas de saúde por meio da constatação de fatores de risco e de procedimentos como verificação de pressão arterial, glicose capilar, obesidade, higienização, dengue, entre outras
  • Divulgar medidas de preservação do meio ambiente;
  • Divulgar medidas de preservação do meio ambiente;
  • Propiciar a aplicação de práticas educativas, de conhecimentos de processos de desenvolvimento de crianças, adolescentes, jovens e adultos, nas dimensões física, cognitiva, afetiva, estética, cultural, lúdica, artística, ética e biossocial;
  • Promover e resgatar brincadeiras, materiais didáticos, procedimentos e processos de aprendizagem que contemplem a diversidade social e cultural da sociedade brasileira.

Os alunos verificam a pressão arterial da comunidade, bem como orientam sobre o risco de consumo excessivo ao sal, além do perigo do uso do tabaco e, principalmente, da necessidade de realizar atividades físicas regularmente.

A diabetes quando não controlada causa várias morbidades, as quais comprometem significativamente a qualidade de vida do paciente.

Os alunos realizam o teste de glicemia capilar e orientam sobre os valores ideias a serem alcançados, bem como sobre a necessidade de procurar atendimento médico.

A obesidade é um fator de riscos para o surgimento de diversas patologias, dentre elas hipertensão, diabetes.

Os alunos calculam o índice de massa corporal da comunidade, e orientam sobre a importância de mantê-lo dentro dos parâmetros ideais.

Os alunos verificam a pressão arterial da comunidade, bem como orientam sobre o risco de consumo excessivo ao sal, além do perigo do uso do tabaco e, principalmente, da necessidade de realizar atividades físicas regularmente.

Os alunos das FIMI realizam análises do tipo sanguíneo da comunidade, com intuito de conscientizar da importância na doação e sangue, a qual é realizada anualmente na Instituição no mês de março.

As FIMI produzem mudas de plantas medicinais no horto, sendo estas distribuídas durante o projeto.

Os alunos além da entrega da muda orientam sobre os cuidados com a ingestão das plantas medicinais, bem como a sua finalidade terapêutica.

Os alunos explicam e demonstram para comunidade como deve ser realizada a higienização de furtas, legumes e verduras.

O intuito é diminuir a contaminação pela ingestão de alimentos preparados inadequadamente.

Os alunos distribuem sabão ecológico e mudas de plantas nativas para  a comunidade.

Os discentes orientam novas formas de conduta  nos grupos sociais e na sociedade em seu conjunto, a respeito do meio ambiente atuando como agentes multiplicadores das ações de educação ambiental.

Os alunos promovem atividades  com o uso tintas de diversas cores em papel manilha, para que as crianças expressem ideias através do desenho livre. Tal atividade desenvolve na criança a criatividade, a coordenação motora fina, além de permitir a expressão de sentimentos e emoções.

Os alunos proporcionam oportunidade as crianças de estimular o lúdico no seu ideário, de desenvolver a apreciação artística e de aprender regras sociais de respeito ao outro.

Os alunos promovem o resgate de brincadeiras e jogos de gerações antigas através das quais  é possível desenvolver a integração entre os pares, o ritmo, o equilíbrio estático e dinâmico, a noção espaçotemporal, enfim, desenvolvem toda capacidade motora das crianças.

Os alunos despertam a imaginação e o gosto pela leitura nas crianças através da contação de histórias dos clássicos da literatura infantil.

Os alunos realizam o Quick Massage que é uma massagem rápida, a qual promove um relaxamento em um curto período de tempo, sendo uma ferramenta muito interessante para disponibilizar em eventos oferecidos nos diferentes estabelecimentos.

Os alunos apresentam uma linha de produção de cosméticos, bem como os diversos princípios ativos e suas funções. Durante a demonstração, os participantes podem preparar o seu próprio cosmético, composto de vários itens, com diferentes matérias-primas, para uso externo nas diversas partes do corpo. 

Os alunos realizam um momento de cuidado com a beleza, fazendo limpeza de pele. O procedimento é uma técnica eficiente para dar fim às células mortas da camada superficial, o que na prática significa mais saúde, higiene e beleza para a pele .