Os Discentes dos cursos de Engenharia das Faculdades Integradas Maria Imaculada realizaram atividades práticas para fortalecimento dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Civil e encerramento de atividades do semestre letivo. Confira:

 1° Workshop do Estágio Supervisionado em Engenharia Mecânica

Em abertura oficial com a presença do ilustre diretor da FIMI, Romildo Morelato, aconteceu o 1° Workshop do Estágio Supervisionado em Engenharia Mecânica.

Segundo o Coordenador do curso, professor José Donizeti, o workshop marca o esforço conjunto da instituição na consolidação de uma formação sólida para os futuros Engenheiros Mecânicos, conectados com ações práticas do dia a dia da profissão. 

O organizador do evento, professor Antoniane Arantes, ressalta que, espaços de discussão e construção conjunta do conhecimento sempre favorecem o entorno e a evolução de um curso, fazendo com que o profissional formado pela FIMI seja conhecedor da realidade que o cerca, e dos últimos avanços tecnológicos da área, bem como conectado em todas as legislações que envolvem o exercício da profissão.

A FIMI está sempre de portas abertas para receber novos ingressantes com vontade para se tornarem profissionais que atendam as necessidades do segmento industrial, formando competências inovadoras na solução de problemas que exigem tecnologia mecânica aplicada à construção de máquinas e processos, desde a etapa de projeto até a gestão de recursos.

Visita ao Aterro Municipal

Os alunos de Engenharia Civil realizaram duas visitas técnicas para conhecerem os problemas, potenciais, e necessidades dos serviços básicos que envolvem o cotidiano da população. Recebidos pelo secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Mogi Guaçu, Dr Marcelo Sartori, o aterro municipal foi o enfoque da primeira visita.

A Engenharia Civil é elemento fundamental na gestão de resíduos sólidos, e, segundo o Discente Jeferson Oliveira, conhecer esta estrutura pensada e dimensionada para tal, contribui para que tomemos noção da responsabilidade ambiental que teremos que enfrentar pela frente como profissionais.

As questões técnicas da gestão de 120 toneladas por dia geradas por Mogi Guaçu, e as soluções que a prefeitura municipal vem trabalhando para que esta atividade ocorra da melhor maneira possível para os munícipes pôde ser vista na prática.

Captação e tratamento de água de Mogi Guaçu

No encerramento do semestre letivo, os discentes puderam ainda conhecer a captação e tratamento de água de Mogi Guaçu. Recepcionados pela Engenheira Taimara de Moraes, todo o processo de captação, tratamento químico, separações físico/mecânicas e controle automatizado dos processos realizados pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Mogi Guaçu puderam ser conhecidos e detalhados na prática.

O organizador das atividades, o professor Antoniane Arantes, destaca a importância de visitas técnicas na formação do Engenheiro, possibilitando que o conhecimento teórico visto em sala de aula, seja vivenciado na prática, com uma visita bem orientada e com elementos que possibilitem ao discente visualizar os cálculos feitos no caderno, acontecendo na prática, trazendo impacto ao dia a dia da população em geral.

O Coordenador do curso de Engenharia Civil, o professor Wando Trentin, pontua que o curso busca e incentiva que a formação seja ampla e conectada com a realidade local, possibilitando que ações de extensão estejam sempre no foco das ações de nossos docentes.

O Diretor Romildo Morelato, incentivador de ações práticas e visitas técnicas em todos os cursos da instituição, convida você a ser parte da família FIMI, na busca constante da formação com qualidade e competência, de profissionais para transformarem nosso mundo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin