Conheça nosso curso de

Biomedicina

O Curso

O curso apresenta sua formação baseada no diagnóstico clínico e coletivo de saúde, investiga as necessidades da sociedade atual, e de forma conjunta, interdisciplinar e abrangente prioriza a integridade da saúde do cidadão em todos os seus níveis e suas instâncias. Seu projeto pedagógico inovador utiliza de metodologias ativas e integra os conteúdos a prática profissional, visando a formação de biomédicos de alto desempenho.

Modalidade: Bacharelado
Período: Diurno/Noturno
Duração: 8 semestres

Área de atuação

A biomedicina é uma carreira ampla e com mercado de trabalho diversificado. O biomédico identifica, classifica e estuda os microrganismos causadores de enfermidades e pesquisa medicamentos e vacinas. Faz exames e interpreta os resultados de análises clínicas para diagnosticar doenças e identificar contaminações em alimentos. Trabalha em hospitais, laboratórios e órgãos públicos de saúde e indústria.

Possui 35 áreas de habilitações autorizadas pelo Conselho Federal de Biomedicina, sendo que as duas principais são docência/pesquisa e os laboratórios de análises clínicas.

Outras áreas de atuação: bancos de sangue, onde o biomédico realiza todas as tarefas, com exceção da transfusão; análises ambientais, onde ele faz análises físico-químicas e microbiológicas para o saneamento do meio ambiente; imagenologia onde o profissional atua na área de raio-X, ultrassonografia, tomografia, ressonância magnética; DNA, na qual realiza exames laboratoriais envolvendo DNA e assume a responsabilidade técnica dos laudos.

Coordenação

Profa. Dra. Nádia Regina Borim Zuim

Doutorado e Mestrado em Parasitologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui graduação em Ciências Biologia pelas Faculdades Integradas Maria Imaculada. Atualmente é Coordenadora do Curso de Biomedicina e do Curso de Ciências Biologia das Faculdades Integradas Maria Imaculada de Mogi Guaçu/SP. Integrante do Conselho Editorial e de Consultores da Revista FOCO: Caderno de Estudos e Pesquisa. Coordenadora do Comitê de Ética e Pesquisa das FIMI. Membro da Comissão Organizadora de eventos das FIMI desde 2004. Linha de pesquisa Helmintíases transmitidas por moluscos, atuando principalmente nos seguintes temas: Schistosoma mansoni, Biomphalaria glabrata, Biomphalaria tenagophila, esquistossomose mansônica. Tem experiência na área de Parasitologia Básica e Clínica, Epidemiologia, Programas de Saúde, Saúde Pública, Fisiologia e Metodologia Científica.

Infraestrutura

  • Objetivos
  • Perfil do egresso
  • Sistema de avaliação

OBJETIVOS

Formar profissionais plenamente capacitados a exercer as funções de Biomédico na prática assistencial, pública ou privada, bem como as atividades tecnológicas e de pesquisa nas áreas compatíveis.

Além do profissional, a formação de um indivíduo como cidadão e consciente de seus direitos e deveres. O Biomédico deve ser consciente dos problemas de Saúde Pública, propor estratégias e capaz de acompanhar o avanço técnico-científico observado atualmente.  Assim, o profissional deverá estar preparado para uma educação continuada, aumentando sempre o seu nível  de competência.

  • Desenvolver a consciência crítica por meio de estudos e/ou reflexões a respeito da saúde, suas alterações e seu significado social.
  • Instrumentalizar o aluno de Biomedicina de recursos teórico-práticos a fim de desenvolver diagnósticos fiéis, eficientes, em período suficientemente adequado que garanta a confiabilidade dos resultados, com o melhor custo para o cliente e total comprometimento na divulgação do diagnóstico laboratorial, como também com cuidado, sensibilidade e ética na forma da condução do processo.
  • Desenvolver a autonomia intelectual por meio da articulação entre ensino e pesquisa na produção dos saberes necessários à prática do Biomédico.
  • Oportunizar o acesso, conhecimento e análise de processos de pesquisa na área médica mediados pelas novas tecnologias e sua interface com a educação.
  • Saber trabalhar as diferenças e os diagnósticos de saúde coletiva e bem como os diagnósticos e necessidades especiais dos pacientes, alimento e ambientes.
  • Exercer a organização, coordenação e gestão do trabalho analítico laboratorial.
  • Proporcionar ao aluno iniciação à pesquisa científica na área Biomédica.

PERFIL DO EGRESSO

O Biomédico, com formação generalista deve ser humanista, crítico e reflexivo, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Deve ser um profissional da área de saúde apto a:

a) Assimilar as constantes mudanças conceituais e evoluções tecnológicas no contexto mundial;

b) Formar raciocínio rápido, dinâmico e preciso na solução de problemas dentro de cada uma de suas habilitações específicas;

c) Desenvolver espírito crítico e responsabilidade que lhe permita uma atuação profissional consciente dirigida para a melhoria da qualidade de vida da população humana;

d) Aprofundar a sua formação básica por meio de pós-graduação específica (lato sensu e stricto sensu) apresentando sinais claros de competência na entrada, permanência e conclusão do mesmo, em consequência a sua sólida formação acadêmica;

e) De acordo com o inciso II do artigo 43 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) estar “diplomado nas diferentes áreas do conhecimento”, para que possa ser inserido, imediatamente, em setores profissionais de saúde e tecnologia diferenciados;

f) Exercer, além das atividades técnicas pertinentes à profissão, o papel de educador, gerando e transmitindo novos conhecimentos para formação de novos profissionais para a sociedade como um todo;

g) Conduzir todas as atividades profissionais dentro do mais alto rigor científico, ético e moral.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

As FIMI projetam em todos os seus cursos, atividades em harmonia com as suas bases filosóficas e princípios metodológicos, garantindo, desta forma, uma coerência epistemológica com a Missão e os Objetivos Institucionais, assim como com as propostas pedagógicas dos seus cursos.

Avaliar não se resume à mecânica do conceito formal e estatístico; não é, simplesmente, atribuir notas, obrigatórias à decisão de avanço ou retenção em determinada disciplina. Os instrumentos de avaliação, imprescindíveis à verificação do aprendizado efetivamente realizado pelo aluno, devem fornecer subsídios ao trabalho docente, direcionando o esforço empreendido no processo de ensino e aprendizagem de forma a contemplar a melhor abordagem pedagógica e o mais pertinente método didático adequado à disciplina.

Neste contexto, a avaliação, sob o enfoque formativo, é de forma contínua, mais do que simples atribuição de um conceito formal (nota), serve à percepção, tanto do professor quanto do aluno, dos progressos e carências de seus respectivos trabalhos, permitindo a aplicação de estratégias de aperfeiçoamento ou de redirecionamento do processo de ensino-aprendizagem. Uma boa avaliação alimenta os tomadores de decisões com as informações necessárias para escolhas abalizadas, e os professores com um feedback útil para o desenvolvimento de seus trabalhos.

Assim o sistema de avaliações é norteado pelo Regimento das FIMI, sendo considerado aprovado o discente que obter conceito mínimo de 5,0.

Notícias
Presença dos Alunos FIMI no 19º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC)

Presença dos Alunos FIMI no 19º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC)

Discentes FIMI tiveram seus trabalhos selecionados para a 19° CONIC (Congresso Nacional de Iniciação Científica),  que será realizado de 29…
Discentes do Curso de Biomedicina da FIMI Visitam a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Mogi Mirim /SP

Discentes do Curso de Biomedicina da FIMI Visitam a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Mogi Mirim /SP

No dia 26 de outubro de 2019, discentes do 8º semestre do curso de Biomedicina da FIMI, juntamente com a…
Alunos FIMI visitam o Museu de Anatomia da USP e o Museu do Crime da Polícia Civil de São Paulo

Alunos FIMI visitam o Museu de Anatomia da USP e o Museu do Crime da Polícia Civil de São Paulo

No dia 18 de outubro de 2019, alunos das Faculdades Maria Imaculada, realizaram a visita técnica ao Museu de Anatomia…
Matheus aluno de Biomedicina das Faculdades Maria Imaculada

Matheus aluno de Biomedicina das Faculdades Maria Imaculada

“Setembro Verde”, mês oficial da luta pela inclusão social. Exemplo de Garra Nascer com deficiência física em um país onde…

INSCREVA-SE

Biomedicina