Conheça nosso curso de
A química está tão presente no dia a dia que, geralmente o ser humano não se percebe dentro dela. Ela aparece desde alimentos e roupas até coisas mais complexas, como aviões, carros e equipamentos industriais.
Modalidade: Bacharelado
Período: Diurno/ Noturno
Duração: 8 semestres
O químico industrial estará apto a atuar em diversos ramos da indústria (química, alimentícia, farmacêutica, dentre outros), podendo trabalhar em laboratórios de empresas, controle de qualidade, linhas de produção, áreas de planejamento e direção, instituições científicas, instituições de ensino, treinamento, dentre outros campos.
Prof. Dr. Moacyr Rodrigo Hoedmaker de Almeida
Doutor em Ciências (Área de concentração: Química Analítica) pelo Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Química (Área de concentração: Química Analítica) pelo Departamento de Química da UFSCar. Bacharel em Química pela UFSCar. Professor e Coordenador do Curso de Ciências-Habilitação Química (Licenciatura Plena em Química), Química Industrial (Bacharelado) e da Comissão Própria de Avaliação (CPA) das Faculdades Integradas Maria Imaculada (FIMI). Participou de inúmeros congressos nacionais e internacional e cursos na área, além de ter diversos artigos publicados em periódicos internacionais. Vencedor do Prêmio Conselho Federal de Química de Estímulo à Eletroquímica, pelo Conselho Federal de Química (CFQ). Avaliador Institucional e de Cursos MEC/INEP e do CEE/SP. Professor da Faculdade Municipal “Prof. Franco Montoro” (FMPFM). Editor do periódico “Intercência & Sociedade” (ISSN: 2236-0468), da editora FMPFM.
Possibilitar a formação de um profissional com bons conhecimentos gerais e domínio do conteúdo das diversas áreas da Química, baseado numa estrutura curricular interdisciplinar requerida não só para formar o profissional, mas também um cidadão com comportamento ético e consciente de sua responsabilidade social.
Específicos
Oferecer conhecimentos básicos, tornando o Químico Industrial apto a atuar junto às áreas de criação, desenvolvimento, projeto e implantação, operação e controle de processos químicos.
Segundo o Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Superior, as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação de Química, tendo como Relatores Conselheiros: Francisco César de Sá Barreto (Relator), Carlos Alberto Serpa de Oliveira, Roberto Cláudio Frota Bezerra, PROCESSO Nº: 23001.000320/2001-44, PARECER Nº CES/CNE 1.303/2001. O perfil desejado do formando:
O Bacharel em Química deve ter formação generalista, com domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios e equipamentos, com condições de atuar nos campos de atividades socioeconômicas que envolvam as transformações da matéria, direcionando essas transformações, controlando os seus produtos, interpretando criticamente as etapas, efeitos e resultados; aplicando abordagens criativas à solução dos problemas e desenvolvendo novas aplicações e tecnologias.
As FIMI projetam em todos os seus cursos, atividades em harmonia com as suas bases filosóficas e princípios metodológicos, garantindo, desta forma, uma coerência epistemológica com a Missão e os Objetivos Institucionais, assim como com as propostas pedagógicas dos seus cursos.
Avaliar não se resume à mecânica do conceito formal e estatístico; não é, simplesmente, atribuir notas, obrigatórias à decisão de avanço ou retenção em determinada disciplina. Os instrumentos de avaliação, imprescindíveis à verificação do aprendizado efetivamente realizado pelo aluno, devem fornecer subsídios ao trabalho docente, direcionando o esforço empreendido no processo de ensino e aprendizagem de forma a contemplar a melhor abordagem pedagógica e o mais pertinente método didático adequado à disciplina.
Neste contexto, a avaliação, sob o enfoque formativo e de forma contínua, mais do que simples atribuição de um conceito formal (nota), serve à percepção, tanto do professor quanto do aluno, dos progressos e carências de seus respectivos trabalhos, permitindo a aplicação de estratégias de aperfeiçoamento ou de redirecionamento do processo de ensino-aprendizagem. Uma boa avaliação alimenta os tomadores de decisões com as informações necessárias para escolhas abalizadas, e os professores com um feedback útil para o desenvolvimento de seus trabalhos.
Assim o sistema de avaliações é norteado pelo Regimento das FIMI, sendo considerado aprovado o discente que obter conceito mínimo de 5,0.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |