Alunas do curso de Estética, oferecem orientações sobre os cuidados essenciais ao bem-estar, demonstrando tratamentos como, terapias e massagens para potencializar, uma melhor qualidade de vida e aumento da autoestima e, consequentemente, bem-estar e saúde.
Alunos do curso de Biologia desenvolvem atividades de educação ambiental. Poucos lugares são tão propícios quanto a Faculdade para se desenvolver como um espaço de discussão e incentivo ao pensamento crítico, quando o assunto envolve desenvolvimento sustentável e conservação ambiental.
O curso de Biomedicina demonstra o trabalho do Biomédico como profissional e educador em saúde. Desta maneira propicia e incentiva o vínculo entre acadêmicos e comunidade com a orientação de medidas concretas que promovam saúde e bem estar social da comunidade.
O curso de Farmácia informa a população sobre serviços farmacêuticos que podem ser prestados em farmácias e drogarias. Fornece informação sobre saúde e medicamentos à população por meio de material impresso (filipetas, folderes e orientação individual, no intuito de fazê-la conhecer os agravos a que, conscientemente ou não, se expõem e torná-la, efetivamente, corresponsável pela gestão de sua própria saúde.
Os alunos do curso de Engenharia demonstram algumas opções de atuação profissional para o engenheiro, buscando a interação dos alunos visitantes e a comunidade com as inovações do mercado de trabalho e a tecnologia.
Alunos de química industrial esclarecem aos visitantes que o curso, prepara profissionais que estudam a matéria, sua composição e suas propriedades, transformações e combinações. Além de desenvolver novos produtos, faz o controle de qualidade, elabora projetos de processamento, coordena a operação e a manutenção de equipamentos, e cuida do tratamento dos resíduos industriais. Desta maneira os alunos demonstram para os visitantes a química no cotidiano. Sendo assim, os participantes evidenciam transformações químicas e recebem explicações sobre os conceitos envolvidos na transformação.
O curso de Licenciatura em Letras e o curso de História esclarecem aos visitantes que além de formar profissionais prontos para lecionar as matérias relacionadas ao curso, mostram a sua relação com a vida. Dentro deste contexto apresentam peças teatrais de fatos históricos antigos e/ou contemporâneos, para aguçar uma reflexão crítica dos visitantes, demonstrando os diversos pontos de vista. Os alunos dos cursos também constroem salas que exploram não só o estímulo visual do visitante como também o auditivo, para que visitantes conjugem instintivamente as matrizes audiovisuais da cabeça aos pés. Desta maneira estimulando a Inserção Social, convidando a todos a repensar seus modelos e reaplicá-los, adequando-os nas suas ações na prática da condição dos Direitos Humanos a disposição de todos.
O objetivo do projeto Faculdade Aberta é:
- integrar a população ao ambiente acadêmico e reforçar aos estudantes da rede pública e particular a importância do estudo na vida de cada indivíduo
- demonstrar os diferentes campos de atuação dos profissionais formados na Instituição.
- promover a interação entre os estudantes do ensino médio e a instituição de ensino superior;
- é compartilhar experiências com estes alunos, abordando as características e as perspectivas de cada profissão
- contribuir com aqueles que se preparam para o ingresso no ensino superior, podendo orientar na escolha de um caminho profissional”
- Estimular o pensamento crítico e reflexivo dos visitantes e da comunidade em geral.