Uma turma de 30 alunos das Faculdades Integradas Maria Imaculada, de Mogi Guaçu, tiveram seus trabalhos selecionados para a 18° CONIC (Congresso Nacional de Iniciação Científica), que será realizado de 30 de novembro a 1º de dezembro no campus Marginal Pinheiro da Unip (Universidade Paulista), em São Paulo.

 

Os alunos fazem parte dos cursos de biomedicina, farmácia, estética e engenharia civil. O CONIC é promovido pelo Semesp (Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior) e reúne milhares de trabalhos de universitários de todo o Brasil.

 

O objetivo principal é identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico, além de viabilizar projetos apresentados pelos estudantes, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos em seus respectivos cursos.

 

Vale ressaltar que em 2017, duas alunas das Faculdades Maria Imaculada ficaram selecionadas entre os 10 melhores trabalhos em âmbito nacional. São elas Bárbara Glenda Ramalho (5º lugar) e Maria Paula Rodrigues de Oliveira (10º lugar), ambas estudantes do último ano de biomedicina.

 

O CONIC é realizado desde 2001 e aceita trabalhos de qualquer tema e área do conhecimento, desde que inscritos por estudantes devidamente matriculados em cursos de graduação de instituições de ensino superior públicas ou privadas.

 

Segundo a professora doutora Nádia Regina Borim Zuim, coordenadora do curso de biomedicina da Maria Imaculada, o Conic também é um a oportunidade para que professores, pesquisadores e instituições de ensino superior estimulem o engajamento dos estudantesno processo de investigação científica

 

Ela destaca ainda queo evento também contribui para a formação de profissionais cada vez mais qualificados para o mercado de trabalho.

 

O time das faculdades Maria Imaculada deste ano será formado pelos estudantes Afonso Guardia Manco, Racheli Leite, Suéllen Oliveira dos Santos, Luis Otávio Vilas Boas, Acácio José Vital, Milena Natasha Franceschini, Jessica de Morais Ferreira, Alexandre Rodrigues Saliba, Caroline Rodrigues Candido e Lanna de Oliveira Carvalho Bernardes.

 

Também apresentam trabalho no CONIC, Tainara Letícia Oliveira de Souza, Joyce Aparecida de Campos, Josiane Andressa De Pieri, Diego Henrique Machado, Crisciely Evelyn de Souza, Sara Cristina Santana Bernardes, Thaís Diogo Felício, Maycon Douglas da Silva Perinotti, José Alberto Barroso da Silva, Mario Luiz Torati, Luana Ferreira das Dores Salles, Daniela Chregatti de Aguiar, Tássia Michelle do Nascimento Silva, Deborah Assenço Moraes da Silva, Weverton Luís Marques Fontes, Leonardo Reti, Edgard Rogério Belintani, Luiz Carlos Gomes, Thais Diogo Felicio e Jennifer Caroline Francisco.