Ontem, 27 de abril de 2022 aconteceu o lançamento oficial da Campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica!
O evento ocorreu no Auditório 2 da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu (Acimg). A campanha foi instituída pela Lei Municipal nº 5.510 de 30/09/2021, de autoria da vereadora Judite de Oliveira.
Saiba mais sobre a Campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica!
Lançada em junho de 2020 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a campanha "Sinal Vermelho" já virou lei em dez estados e no Distrito Federal.
Em julho de 2021, o Governo Federal sancionou uma lei que inclui no Código Penal o crime de violência psicológica contra a mulher. O texto é de autoria de quatro deputadas federais e também assegurou em lei a campanha "Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica".
Como funciona?
- O sinal “X” feito com batom vermelho (ou qualquer outro material) na palma da mão ou em um pedaço de papel, o que for mais fácil, permitirá que a pessoa que atende reconheça que aquela mulher foi vítima de violência doméstica e, assim, promova o acionamento da Polícia Militar (PM);
- Quando a pessoa mostrar o “X”, o atendente, de forma reservada, usando os meios à disposição dele, registra o nome, o telefone e o endereço da vítima, e liga para o 190 para acionar a Polícia Militar;
- Em seguida, se possível, conduz a vítima a um espaço reservado, para aguardar a chegada da polícia;
- Transmita as informações pelo telefone 190. Para a segurança de todos e o sucesso da operação, sigilo e discrição são muito importantes.
Lembre-se: sua ajuda é fundamental para que mais mulheres conheçam a campanha sinal vermelho e possam denunciar seus agressores!
Confira algumas fotos do evento: