Evento fez parte das atividades de “boas vindas” aos calouros do curso

 

Como parte dos eventos de boas vindas aos calouros do curso de engenharia civil da FIMI (Faculdades Integradas Maria Imaculada), a direção da escola promoveu o “1º Ciclo de Palestras de Introdução à Engenharia Civil”, reunindo profissionais proeminentes da região, que dividiram seus conhecimentos com os futuros engenheiros.

O evento aconteceu nos dias 25 de abril, 2, 9 e 16 de maio, sempre no auditório externo da FIMI. Todos os palestrantes são ex-alunos da FIMI, com funções de destaque na iniciativa privada e no setor público, como o engenheiro civil Ramon Vilela, que abriu o ciclo de palestras.

Especialista de estruturas de concreto e fundações, além de mestrando em engenharia civil pela Unicamp. Vilela abordou o tema “O engenheiro civil e sua atuação na pesquisa aplicada”. Com seu jeito simples e direto, ele cativou os calouros, demonstrando que mesmo na engenharia, sonhar, desde que com objetividade e consciência, traz excelentes resultados.

Na palestra do dia 2, foi a vez de outro ex-aluno da FIMI, o engenheiro civil Thiago Ávila Reis que explanou sobre o tema “O engenheiro civil e sua atuação na iniciativa privada”. Reis, que é especialista em gestão de processos e inovação, trouxe para o evento, o dinamismo necessário para motivar os alunos a buscar constantemente o desenvolvimento e a busca incessante do fazer correto.

No penúltimo dia do ciclo de palestras, mais um ex-aluno da FIMI, o engenheiro civil Ayoub Mahmoud Fayes Ayoub, falou sobre “O engenheiro civil e sua atuação na iniciativa pública”, discorrendo sobre a atuação dos profissionais a serviço da União, estados e municípios.

Com mais de 30 anos de experiência no setor público, Ayoub disse que há um vasto campo para a engenharia civil nesse setor, principalmente em um país como o Brasil, onde há carência de infraestrutura em quase todas as áreas. Ele ressaltou que é excelente para o poder público ter pessoas compromissadas com ações voltadas ao coletivo.

No último dia do evento, a engenheira civil Maria Olívia Silva, 1ª secretária e conselheira do CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) de São Paulo despertou enorme interesse dos alunos, abordando o tema “O engenheiro civil, sua regulamentação e atuação”. Ela colocou os jovens engenheiros em contato com a realidade da profissão. Também explicou, com enorme competência e didática, como é a atuação do CREA.

Para o professor Antoniane Arantes, organizador do evento, o ciclo de palestras atingiu o objetivo principal que era, justamente, o de colocar profissionais competentes e de renome, frente a frente com quem está apenas iniciando a jornada nessa área, repassando experiências aos mais jovens e permitindo a formação complementar de todos os semestres do curso de engenharia civil da instituição.

Arantes observou ainda que a FIMI sempre manterá o compromisso de integração junto a sociedade, pois acredita que isso fortalece a formação ética e profissional dos futuros engenheiros, além de acrescentar competência e qualidade ao currículo, conectando os discentes com a realidade que o mercado vivencia.

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin