A “1ª Semana de Arquitetura e Urbanismo” realizada pela Fimi (Faculdades Integradas Maria Imaculada), evento voltado aos alunos do curso, foi considerada um enorme sucesso pelos organizadores. Tanto que devido a sua importância, também acabou atraindo profissionais e interessados dessa área de toda a região.

A principal atração do evento foi a presença do arquiteto Roberto Loeb, um dos maiores profissionais brasileiros da atualidade, com inúmeros prêmios e projetos consagrados no Brasil e no exterior. Um dos organizadores da Semana, o professor e mestre Clodoaldo Teixeira, coordenador do curso de arquitetura e urbanismo da Fimi, enalteceu a presença dos profissionais que palestraram no evento.

Ele explica que o principal objetivo da Semana era, justamente, trazer aos alunos a experiência de outros profissionais. “Acredito que superou as expectativas (evento). Entendo que essa troca de experiência irá despertar nos alunos uma nova forma de entender a dinâmica da profissão e a conjunção entre a arquitetura e o urbanismo”, resumiu.

Sobre Loeb, Teixeira destaca a importância da sua participação ao apresentar algumas das suas referências de projetos como: Natura Industria de Cosméticos S.A. na cidade de Cajamar SP.; Mahle Metal Leve S.A. Novo Centro Tecnológico em Jundiaí; o prédio da Unibes Cultural em São Paulo; Santander Cultural em Porto Alegre, RS; Santander Novo Data Center na cidade de Campinas/SP; Sicpa  Fábrica de Tintas e Sistemas de Segurança, Rio de Janeiro – RJ; Knorr-Bremse Unidade Industrial para Sistema de Freios Itupeva – SP; Bayer EcoCommercial Building, São Paulo/SP; entre outros que ainda estão na fase de desenvolvimento. Outro destaque importante da participação do arquiteto foi o engajamento que o profissional deve ocupar em projetos sociais na transformação da vida das pessoas, apresentou sua experiência de longa data.

Esses projetos, como o Oficina Boracéa, Minha Rua Minha Casa e Projeto Anchieta, renderam a Loeb, em 2003, o prêmio “Arquiteto do Bem” oferecido pela Prefeitura de São Paulo.

 

SUSTENTABILIDADE

 

O coordenador do curso de arquitetura professor mestre Thiago Garcia, que também foi um dos organizadores da Semana. Ele também citou a importância da participação do arquiteto Augusto Manzato, pós-graduado em projetos de arquitetura pelo Mackenzie) e formado no IED (Instituto Europeu de Design) em Milão, Itália, referência mundial do setor.

Destacou também a presença do arquiteto e urbanista Carlos Alberto Silveira Pupo, que representou o CAU/SP no evento e abordou o tema relacionado a atuação do profissional de arquitetura no mercado de trabalho. Carlos também foi diretor e presidente da AEAI, diretor e vice presidente da FAEASP e conselheiro e diretor do CREA-SP.

Outra profissional, de muito talento, citada por Teixeira foi a arquiteta Laís Margiota Salvador, mestre em urbanismo, que apresentou aos alunos da Fimi seu projeto de pesquisa de mestrado, sobre urbanidade na região central de Piracicaba. A Semana ainda brindou os alunos com a oficina sobre pinturas naturais com terras e construções de mosaicos com o terapeuta e permacultor, Charles Burse.

A permacultura é uma forma de pensar e conceber princípios ecológicos que podem ser aplicados em projetos para, criar, gerir ou melhorar os esforços de pessoas, famílias e comunidades para um futuro sustentável.

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin