Conheça nosso curso de
O curso de Educação Física tem como foco formar profissionais capazes de promover a saúde e a capacidade física por meio do ensino e prática de atividades corporais.
Na sua formação, são desenvolvidas habilidades e competências técnicas, treinamento esportivo, psicologia, recreação e ginástica. As principais características deste profissional são: versatilidade, criatividade e dinamismo. O trabalho relaciona-se com diferentes áreas do conhecimento, utilizando-se como meios para tal: ginástica, jogos, esportes, danças, atividades de aventura, relaxamento e lazer ativo. É capaz de auxiliar no tratamento de portadores de deficiência e preparar atletas de diversas modalidades esportivas.
A prática de atividades físicas contribuem significativamente para a melhoria da qualidade de vida da população, assim o curso busca formar profissionais competentes para interagirem em diferentes campos de trabalho, com extrema qualidade e compromisso com as novas tecnologias.
Modalidade: Bacharelado
Período: Diurno/Noturno
Duração: 8 semestres
A área de educação física vem ganhando cada vez mais espaço dentre os que amam esportes e atividades físicas.
O profissional trabalha em uma área muito ampla e que dispõe de diferentes campos de atuação. As disciplinas aprendidas no curso giram em torno de temas como anatomia, biomecânica, ergonomia, fisiologia, gestão e outros estudos relativos a diversas modalidades esportivas, dando abertura para o trabalho em diferentes âmbitos.
O profissional pode atuar em:
A profissão de Educação Física é regulamentada pela lei n° 9.696. Depois de obter o diploma pode obter um registro junto ao Conselho Regional de Educação Física (CREF).
O Curso de Graduação (Bacharelado) em Educação Física tem como objetivo geral a formação de um profissional ético, crítico e reflexivo, que seja capaz de propor, organizar e desenvolver atividades voltadas para a formação de hábitos de vida saudáveis visando a promoção da saúde e qualidade de vida por meio da prática de exercícios físicos e atividades esportivas.
Como objetivos específicos do curso:
- Motivar, ampliar, aprofundar e solidificar o processo ensino-aprendizagem introduzindo novas metodologias voltadas para o aperfeiçoamento profissional contínuo;
- Incentivar e preparar o acadêmico para as exigências do mercado integrando -o o à pluralidade social e cultural, viabilizando conhecimentos sobre o Ser Humano, suas capacidades, necessidades, possibilidades e habilidades, respeitando, portanto, sua individualidade;
- Criar e fomentar vínculos entre teoria e prática formando o elo entre conhecimento sistematizado e ação profissional para a construção do aprendizado e do domínio das competências inerentes ao profissional em formação;
- Orientar e despertar o acadêmico para as questões de empreendedorismo como um dos componentes da formação teórico-prática, científica e humanista;
- Preparar o acadêmico para a atuação na iniciação e especialização esportiva, bem como para a promoção de aspectos de saúde e qualidade vida, sempre considerando a prática de exercícios físicos e/ou atividades físicas, esportivas e recreativas, visando à melhoria do rendimento humano;
- Inserir e integrar discentes e docentes para a promoção e incentivo a ações multiprofissionais e interdisciplinares capazes de gerar iniciativas pessoais e coletivas na busca de novas e pioneiras formas de atuação no mercado de trabalho;
- Orientar, motivar e direcionar o acadêmico para o processo de formação continuada na busca pelo conhecimento, pela difusão da cultura e, consequentemente, pelo desenvolvimento e entendimento do homem enquanto veículo de transformação de si mesmo e do meio em que vive;
- Fortalecer e integrar o ensino, pesquisa e extensão promovendo e intensificando a relação comunidade, culminado com a aproximação do acadêmico com a sociedade;
- Facilitar, preparar e motivar o acadêmico para a iniciação científica, cunhando um profissional crítico, reflexivo e capaz de atuar nos diversos segmentos da sociedade, tendo uma formação generalista e humanista, embasada no rigor científico, na reflexão filosófica e, sobretudo, na conduta ética;
- Estimular a produção de artigos científicos e demais materiais para apresentação em eventos da área específica e correlatas.
O curso de graduação em Educação Física das Faculdades Integradas Maria Imaculada deverá assegurar uma formação generalista, humanista e crítica, qualificadora da intervenção acadêmico-profissional, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética.
O egresso do curso de Bacharelado em Educação Física das Faculdades Integradas Maria Imaculada deverá se caracterizar pela preparação e competência que o torna habilitado para fomentar, idealizar, estruturar, desenvolver, supervisionar e coordenar projetos, programas e dinâmicas direcionadas para a prática de atividades físicas recreativas e/ou esportivas.
Tais preceitos habilitam o egresso para atuar em clubes esportivos e recreativos, academias de ginástica, musculação, lutas, danças, empresas ligadas a materiais esportivos, clínicas de reabilitação, escolas de esporte, ambientes onde se desenvolva atividades de lazer e recreação como hotéis e parques, assim como em meios de comunicação, atuando de forma crítica e consciente.
As FIMI projetam em todos os seus cursos, atividades em harmonia com as suas bases filosóficas e princípios metodológicos, garantindo, desta forma, uma coerência epistemológica com a Missão e os Objetivos Institucionais, assim como com as propostas pedagógicas dos seus cursos.
Avaliar não se resume à mecânica do conceito formal e estatístico; não é, simplesmente, atribuir notas, obrigatórias à decisão de avanço ou retenção em determinada disciplina. Os instrumentos de avaliação, imprescindíveis à verificação do aprendizado efetivamente realizado pelo aluno, devem fornecer subsídios ao trabalho docente, direcionando o esforço empreendido no processo de ensino e aprendizagem de forma a contemplar a melhor abordagem pedagógica e o mais pertinente método didático adequado à disciplina.
Neste contexto, a avaliação, sob o enfoque formativo, é de forma contínua, mais do que simples atribuição de um conceito formal (nota), serve à percepção, tanto do professor quanto do aluno, dos progressos e carências de seus respectivos trabalhos, permitindo a aplicação de estratégias de aperfeiçoamento ou de redirecionamento do processo de ensino-aprendizagem. Uma boa avaliação alimenta os tomadores de decisões com as informações necessárias para escolhas abalizadas, e os professores com um feedback útil para o desenvolvimento de seus trabalhos.
Assim o sistema de avaliações é norteado pelo Regimento das FIMI, sendo considerado aprovado o discente que obter conceito mínimo de 5,0.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |