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Educação física

O Curso

O curso de Educação Física tem como foco formar profissionais capazes de promover a saúde e a capacidade física por meio do ensino e prática de atividades corporais.

Na sua formação, são desenvolvidas habilidades e competências técnicas, treinamento esportivo, psicologia, recreação e ginástica. As principais características deste profissional são: versatilidade, criatividade e dinamismo. O trabalho relaciona-se com diferentes áreas do conhecimento, utilizando-se como meios para tal: ginástica, jogos, esportes, danças, atividades de aventura, relaxamento e lazer ativo. É capaz de auxiliar no tratamento de portadores de deficiência e preparar atletas de diversas modalidades esportivas.  

A prática de atividades físicas contribuem significativamente para a melhoria da qualidade de vida da população, assim o curso busca formar profissionais competentes para interagirem em diferentes campos de trabalho, com extrema qualidade e compromisso com as novas tecnologias.

Modalidade: Bacharelado
Período: Diurno/Noturno
Duração: 8 semestres

Área de atuação

A área de educação física vem ganhando cada vez mais espaço dentre os que amam esportes e atividades físicas.  

O profissional trabalha em uma área muito ampla e que dispõe de diferentes campos de atuação. As disciplinas  aprendidas no curso giram em torno de temas como anatomia, biomecânica, ergonomia, fisiologia, gestão e outros estudos relativos a diversas modalidades esportivas, dando abertura para o trabalho em diferentes âmbitos.

O profissional pode atuar em:

  • Academias
  • Clubes Esportivos
  • Hotéis e Resorts
  • Empresas Privadas (atuando como instrutor de ginástica laboral)
  • Centros de Recreação e Lazer
  • Centros de Saúde e Hospitais

A profissão de Educação Física é regulamentada pela lei n° 9.696. Depois de obter o diploma  pode  obter um registro junto ao Conselho Regional de Educação Física (CREF).

O Curso de Graduação (Bacharelado) em Educação Física  tem como objetivo geral a formação de um profissional ético, crítico e reflexivo, que seja capaz de propor, organizar e desenvolver atividades voltadas para a formação de hábitos de vida saudáveis visando a promoção da saúde e qualidade de vida por meio da prática de exercícios físicos e atividades esportivas.

Como objetivos específicos do curso:

-  Motivar, ampliar, aprofundar e solidificar o processo ensino-aprendizagem introduzindo novas metodologias voltadas para o aperfeiçoamento profissional contínuo;

- Incentivar e preparar o acadêmico para as exigências do mercado integrando -o o à pluralidade social e cultural, viabilizando conhecimentos sobre o Ser Humano, suas capacidades, necessidades, possibilidades e habilidades, respeitando, portanto, sua individualidade;

- Criar e fomentar vínculos entre teoria e prática formando o elo entre conhecimento sistematizado e ação profissional para a construção do aprendizado e do domínio das competências inerentes ao profissional em formação;

-  Orientar e despertar o acadêmico para as questões de empreendedorismo como um dos componentes da formação teórico-prática, científica e humanista;

- Preparar o acadêmico para a atuação na iniciação e especialização esportiva, bem como para a promoção de aspectos de saúde e qualidade vida, sempre considerando a prática de exercícios físicos e/ou atividades físicas, esportivas e recreativas, visando à melhoria do rendimento humano;

- Inserir e integrar discentes e docentes  para a promoção e incentivo a ações multiprofissionais e interdisciplinares capazes de gerar iniciativas pessoais e coletivas na busca de novas e pioneiras formas de atuação no mercado de trabalho;

- Orientar, motivar e direcionar o acadêmico para o processo de formação continuada na busca pelo conhecimento, pela difusão da cultura e, consequentemente, pelo desenvolvimento e entendimento do homem enquanto veículo de transformação de si mesmo e do meio em que vive;

- Fortalecer e integrar o ensino, pesquisa e extensão promovendo e intensificando a relação comunidade, culminado com a aproximação do acadêmico com a sociedade;

- Facilitar, preparar e motivar o acadêmico para a iniciação científica, cunhando um profissional crítico, reflexivo e capaz de atuar nos diversos segmentos da sociedade, tendo uma formação generalista e humanista, embasada no rigor científico, na reflexão filosófica e, sobretudo, na conduta ética;

-  Estimular a produção de artigos científicos e demais materiais para apresentação em eventos da área específica e correlatas.

O curso de graduação em Educação Física das Faculdades Integradas Maria Imaculada deverá assegurar uma formação generalista, humanista e crítica, qualificadora da intervenção acadêmico-profissional, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética.

O egresso do curso de Bacharelado em Educação Física das Faculdades Integradas Maria Imaculada  deverá se caracterizar pela preparação e competência que o torna habilitado para fomentar, idealizar, estruturar, desenvolver, supervisionar e coordenar projetos, programas e dinâmicas direcionadas para a prática de atividades físicas recreativas e/ou esportivas.

Tais preceitos habilitam o egresso para atuar em clubes esportivos e recreativos, academias de ginástica, musculação, lutas, danças, empresas ligadas a materiais esportivos, clínicas de reabilitação, escolas de esporte, ambientes onde se desenvolva atividades de lazer e recreação como hotéis e parques, assim como em meios de comunicação, atuando de forma crítica e consciente.

As FIMI projetam em todos os seus cursos, atividades em harmonia com as suas bases filosóficas e princípios metodológicos, garantindo, desta forma, uma coerência epistemológica com a Missão e os Objetivos Institucionais, assim como com as propostas pedagógicas dos seus cursos.

Avaliar não se resume à mecânica do conceito formal e estatístico; não é, simplesmente, atribuir notas, obrigatórias à decisão de avanço ou retenção em determinada disciplina. Os instrumentos de avaliação, imprescindíveis à verificação do aprendizado efetivamente realizado pelo aluno, devem fornecer subsídios ao trabalho docente, direcionando o esforço empreendido no processo de ensino e aprendizagem de forma a contemplar a melhor abordagem pedagógica e o mais pertinente método didático adequado à disciplina.

Neste contexto, a avaliação, sob o enfoque formativo, é de forma contínua, mais do que simples atribuição de um conceito formal (nota), serve à percepção, tanto do professor quanto do aluno, dos progressos e carências de seus respectivos trabalhos, permitindo a aplicação de estratégias de aperfeiçoamento ou de redirecionamento do processo de ensino-aprendizagem. Uma boa avaliação alimenta os tomadores de decisões com as informações necessárias para escolhas abalizadas, e os professores com um feedback útil para o desenvolvimento de seus trabalhos.

Assim o sistema de avaliações é norteado pelo Regimento das FIMI, sendo considerado aprovado o discente que obter conceito mínimo de 5,0.

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Educação física