No dia 26 de outubro de 2019, discentes do 8º semestre do curso de Biomedicina da FIMI, juntamente com a Profa. Me. Ana Olívia Fernandes responsável pela disciplina Análise Ambiental, estiveram nas instalações da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) da SESAMM. No local os alunos foram recepcionados e monitorados pela Química Industrial Sirlei Cristiana Brignoli e José Renato Alves técnico em química.
O objetivo da visita foi rever os conceitos teórico-metodológicos, pois os conhecimentos são melhor apreendidos quando combinam teoria com prática, que tem um papel fundamental no aprendizado.
A ETE trata 65% de esgoto do município, possui tecnologia de lodos ativados com aeração orbal tipo carrossel e capacidade de tratamento de 150l/s e eficiência de 96% na remoção da carga orgânica. Desta maneira, oferece um benefício muito grande ao meio ambiente porque o esgoto é tratado e então lançado ao Rio Mogi Guaçu sem agressão ao meio ambiente, em função disso, também melhora a qualidade de vida da população, diminuindo a incidência de doenças.