Psicopedagogia Institucional e Clínica
O curso de Psicopedagogia Institucional e Clínica das FIMI foi criado no ano de 2005 com o objetivo de, a partir da visão teórico–prática, propiciar uma compreensão mais clara da atuação da psicopedagogia quanto ao diagnóstico, tratamento, prevenção e quanto ao papel do psicopedagogo frente à problemática do aluno. Para tanto, o curso propiciará condições
para a compreensão:
- Dos recursos que existem para facilitar a compreensão dos problemas psicopedagógicos;
- Do significado do conhecimento e da aprendizagem no imaginário do sujeito e sua família;
- Dos problemas que podem vir a envolver o processo da aprendizagem;
- Das alternativas disponíveis para subsidiar o trabalho dos educadores, de acordo com as necessidades dos educandos;
- Fornecer subsídios teóricos para compreensão do processo de desenvolvimento cognitivo da criança de 5 – 10 anos de idade;
- Instrumentalizar no uso de provas para interpretar indícios operatórios do desenvolvimento, assim como reconstruir a história da criança;
- Possibilitar a intervenção em crianças com dificuldade de aprendizagem do ponto de vista operatório com vistas a superação das mesmas e avaliar esse processo.
Fundamentado nos objetivos explicitados, o curso oferece aos futuros psicopedagogos uma formação sólida para atuarem em instituições educacionais e no atendimento clínico, com base na interdisciplinaridade, reunindo informações de diferentes áreas do conhecimento, tais como da Psicologia, Pedagogia, Linguística, Psicolinguística, Neurologia, Psicomotricidade, Fonoaudiologia entre outras áreas afins, objetivando ampliar a compreensão sobre o objeto de estudo da Psicopedagogia – os
processos de aprendizagem humana no que tange a seu decurso normal ou com dificuldades.
Público-alvo
Profissionais Graduados na área de Educação, Psicólogos e de áreas afins.
Corpo Docente
O corpo docente do curso é constituído por professores especialistas, mestres e doutores com ampla experiência na área.
Coordenação
Me. Paula Massi Reis Pires
Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas Unicamp; possui Especialização em Ensino de Matemática para Educação Infantil e Séries Iniciais pela Universidade Estadual de Campinas Unicamp; Graduação em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Amparo; Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Educação Artística pela Universidade Estadual de Campinas Unicamp. Atualmente é docente em curso de formação continuada na área de Educação Matemática – PNAIC Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa / Unicamp; docente no Programa de Aperfeiçoamento na Linguagem Matemática PALMA em Mogi Guaçu e Itapira; professora mestra e coordenadora pedagógica nas Faculdades Integradas Maria Imaculada FIMI em Mogi Guaçu; coordenadora pedagógica na Secretaria de Educação de Mogi Guaçu. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação matemática. Atua principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, coordenação pedagógica.