Conheça nosso curso de Extensão em

Educação Especial com Ênfase em TEA!

Modalidade: Presencial

As Faculdades Maria Imaculada anunciam o Curso de Extensão Educação especial com ênfase em TEA (Transtorno do Espectro Autista), trazendo contribuições de diferentes perspectivas para compreender o autismo, gerando assim, conhecimento dos cuidados que envolvem a educação de crianças e jovens e de suas famílias.

O curso conta com profissionais especialistas, dentre eles mestres e doutores de diferentes áreas, como: psicologia, pedagogia, psicanalise, psicopedagogia e arquitetura, permitindo o enriquecimento do olhar sobre os sujeitos que se encontram no espectro e abordagens de intervenções junto a eles, através do desenvolvimento da leitura científica sobre o tema.

O curso é destinado a professores da rede pública municipal, estadual e privada, além de pais e familiares de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Tem como pré-requisito ensino fundamental completo.

Terá ao todo carga horária de 32h, divididas em 10 encontros presenciais aos sábados, das 9h às 12h30.

Coordenação

Professor Doutor Alex Barreiro

Psicanalista. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2019) e mestre em Educação pela mesma instituição (2014). Pós-graduado (especialista) em História, Sociedade e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2009) e licenciatura em Pedagogia (2018). Atualmente é professor do Ensino Fundamental, séries finais na rede municipal de Mogi Guaçu (SP) e no Ensino Superior nas Faculdades Integradas Maria Imaculada (FIMI) e Santa Lúcia, onde integra o Comitê de Ética e Pesquisa da FIMI. É membro do grupo de pesquisa GEPEDISC (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sociocultural), vinculado a Faculdade de Educação da Unicamp, atuando nos respectivos temas: psicanálise, autismo, gênero, sexualidade e infâncias.

Data

Previsto para 2022

Investimento

R$ 250,00

Para inscrições feitas até o dia 31 de maio de 2022

ou

R$ 320,00

Para inscrições feitas de 01 de junho até 15 de julho de 2022

Grade Curricular

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA DOCENTE
A educação especial no brasil: um panorama histórico. 1º encontro – 20/08 Professora Mestra Maria Tereza Rocha Trinanaes.
A educação especial no brasil: autismo e deficiência visual em debate. 2º encontro – 27/08 Professora Mestra Maria Tereza Rocha Trinanaes.
Arquitetura e conforto ambiental: a relação entre espaço e autismo. 3º encontro – 03/09 Professor Mestre Thiago Garcia.
O TEA através das lentes da neurociência. 4º encontro – 10/09 Professora Mestra Fabiana Burgos.
Psicopedagogia na prática: como avaliar e intervir baseando-se em evidências científicas. 6º encontro – 17/09 Professora Mestra Fabiana Burgos.
Avaliação de risco de TEA (Transtorno do Espectro Autista). 7º encontro – 24/09 Professora Especialista Karine Helena Rodrigues Carvalho.
Princípios da análise do comportamento aplicado ao autismo. 8º encontro – 01/10 Professora Especialista Karine Helena Rodrigues Carvalho.
Contribuições psicanalíticas para o diagnóstico e tratamento precoce de bebês em risco de autismo. 9º encontro – 22/10 Professor Doutor Alex Barreiro.
Psicanálise, autismo e educação. 10º encontro – 29/10 - Encerramento Professor Doutor Alex Barreiro.
Workshop (oficina e prática) – adaptação de atividades escolares para crianças portadoras de deficiências (exclusivo para os matriculados no mês de maio)

Professores

Professora Mestra Maria Tereza Rocha Trinanes

Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2009).

Possui Graduação em Pedagogia – Hab.

Orientação Educacional e Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º grau pela Universidade de São Paulo (1990).

Graduação em Pedagogia – Hab. em Ensino de Deficiente Visual pela Universidade de São Paulo (1992).

Graduação em Letras – Hab. Italiano pela Universidade de São Paulo (1991).

Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Nova Iguaçu (2006).

Especialização em Educação Especial com ênfase em Deficiência Mental pela Universidade Nova Iguaçu (2007).

Atualmente é Professora de Educação Especial do Estado de São Paulo e Mestra no Curso de Pedagogia no Instituto Maria Imaculada – Faculdades Integradas Maria Imaculada (FIMI).

Tem experiência na área da Educação com ênfase em Educação Especial e em Intervenção Precoce Especializada. Parecerista no periódico científico FOCO: Caderno de Estudos e Pesquisas. 

Professora Especialista Karine Helena Rodrigues Carvalho

Graduada em Psicologia Comportamental com ênfase em Psicomotricidade pela Universidade São Francisco. Especialista em (ABA) Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Atraso do Desenvolvimento e Linguagem – Pela Universidade de São Carlos UFSCar.

Trabalha com avaliação neuropsicológica do autismo e atuou como psicóloga na Associação de Pais e Amigos do Autista da Baixa Mogiana – Fonte Viva de 2003 a 2012 como Psicóloga e Coordenadora da Equipe Técnica Multidisciplinar.

Professora Mestra Fabiana Burgos Fabiana Burgos

Psicopedagoga pela Faculdade XV de Agosto. Especialista em Educação Especial e Transtornos Globais do Desenvolvimento pela UNESP.

Mestre em Ensino e História de Ciências da Terra no Instituto de Geociências da UNICAMP.

Licenciada em Ciências com Hab em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Santo André e Aperfeiçoamento em Ensino de Química pela USP/SP. 

Possui conhecimentos Escolares e Curriculares Relacionados à Ciência, à Sociedade e ao Ambiente na Escola Básica com Ênfase na Regionalização a partir dos Resultados de Projeto de Políticas Públicas, junto ao Instituto de Geociências da UNICAMP (Processo Fapesp nº 2006/01558-1), numa das escolas parceiras do projeto.

Atuou como Tutora EAD em Curso de Especialização em Ensino de Ciências para professores, vinculado à Universidade de São Paulo.

20 anos de experiência como docente no Ensino fundamental II e médio.

Atualmente, atua na área da educação especial com formação de profissionais da educação e saúde, orientação de professores e famílias e mediação escolar para estudantes com transtornos de aprendizagem, desenvolvimento e do espectro autista, intervenções psicopedagógicas e assessoria pedagógica.

Me. Thiago dos Santos Garcia

Formação Acadêmica

• Mestrado em Ciências Engenharia de Construção Civil e Urbana – USP – Universidade de São Paulo / SP.
• Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho – Escola Politécnica da USP, SP.
• Graduação em Arquitetura e Urbanismo – UNITAU – Universidade de Taubaté, SP.

Experiência Docência/Profissional

• Atual Professor Ensino Superior em Arquitetura e Urbanismo – UNIMOGI – Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo, SP.
• Professor Ensino Superior em Arquitetura e Urbanismo – UNIP – Universidade Paulista, SP.

INSCREVA-SE