Conheça nosso curso de Graduação em

Estética

Modalidade: Presencial
O CURSO

O curso de Estética na modalidade bacharelado foi um dos primeiros a existir no país. A sua proposta é inovadora e amplia o mercado de trabalho ao esteticista. O curso objetiva a formação de discentes especialistas em assuntos de Saúde, Beleza e Bem-Estar, sendo a ênfase principal uma abordagem preventiva e reparadora, apresentando as mais recentes e inovadoras técnicas do segmento.

O projeto pedagógico do curso utiliza de metodologias ativas e integra os conteúdos a prática profissional, visando a formação de esteticista de alto desempenho.

CLÍNICA ESCOLA

O curso de estética da FIMI conta com uma a clínica escola, onde os alunos realizam o estágio supervisionados por professores, sem precisar se preocupar em conseguir estágio em outros lugares. A clínica escola oferece atendimentos a população por um baixo custo e os alunos podem praticar e aprimorar suas técnicas, aplicando os seus conhecimentos de verdade!

 

ÁREA DE ATUAÇÃO

O esteticista é responsável por cuidar da saúde do corpo e da pele, voltado para o bem-estar físico, estético e mental das pessoas. Além de conhecimentos científicos e anatômicos do corpo humano, este profissional tem noções de cosmetologia e princípios ativos de cada cosmético.

O Curso de Bacharel em Estética tem como objetivo formar um profissional apto a realizar a análise da pele e reconhecer as diversas disfunções corporais, faciais e capilares para indicar os melhores tratamentos em cada caso. Pode atuar em diversos segmentos como, por exemplo: clínicas de estética, indústrias de cosméticos, indústrias de equipamentos, dermatologia, consultórios médicos, Spas, hotéis e academias de ginástica.

Por tratar-se de um curso de bacharelado e não tecnológico, o profissional formado poderá atuar na pesquisa de equipamentos dermatológicos e, principalmente, em cosméticos. Também poderá atuar na área de docência em cursos técnicos e cursos livres.

Coordenação

Dra. Danyelle Cristine Marini

Possui graduação em Farmácia Habilitação em Farmacêutico pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2015). Atualmente é tempo integral – Faculdades Integradas Maria Imaculada, conselheira do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo, membro da comissão de educação farmacêutica do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo, membro do comitê de educação permanente do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo e professora e coordenadora – Faculdades Integradas Maria Imaculada. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Sequenciamento e Análise Funcional de Genes, atuando principalmente nos seguintes temas: uso racional de medicamentos, farmacêutico, xanthomonas, educação e educação.

A formação do bacharel em estética tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências técnicas e habilidades essenciais ao pleno exercício de suas atividades profissionais:

  • Reconhecer, avaliar e classificar a estrutura e função da pele, identificando biótipos cutâneos e classificando as alterações, lesões e afecções passíveis de intervenção estética.
  • Identificar e avaliar a estrutura capilar e as alterações do cabelo e do couro cabeludo.
  • Caracterizar e identificar lesões como: afecções cutâneas e doenças dermatológicas, procedendo encaminhamento ao médico.
  • Caracterizar, avaliar e correlacionar processos alérgicos em situações em que o produto cosmético aplicado ou utilizado é causador de alergia.
  • Reconhecer os procedimentos adequados a cada alteração estética identificada.
  • Correlacionar cosméticos apropriados a tratamentos indicados.
  • Caracterizar e correlacionar materiais e equipamentos com os procedimentos estéticos, dispondo das indicações e contra-indicações de uso.
  • Dominar as técnicas de limpeza de pele, lifting cosmético, drenagem linfática, peeling cosmético, massofilaxia, gomagem, crioterapia, isometria, termoterapia, assepsia da acne e técnica cosmética das discromias e demais técnicas a serem disponibilizadas pelo mercado.
  • Caracterizar, avaliar e indicar técnicas eletroterápicas.
  • Identificar técnicas de tratamento pré e pós-cirurgia plástica facial e corporal.
  • Dominar e indicar técnicas de tratamento capilar e do couro cabeludo e anexos.
  • Avaliar programas de tratamento propostos com base nos resultados obtidos.
  • Analisar fundamentos da administração e estruturas organizacionais, identificando ações de gerenciamento.
  • Transformar dados em informações para tomada de decisões e elaboração de projetos.
  • Selecionar procedimentos de gestão de recursos humanos, na perspectiva do desenvolvimento pessoal e profissional e da valorização do trabalho em equipe.
  • Proceder à administração de pessoal de acordo com a legislação trabalhista.
  • Controlar o estoque, aplicando procedimentos de compras, recebimento, armazenamento e distribuição de materiais.
  • Proceder à administração financeira dos negócios, correlacionando resultados a recursos investidos.
  • Pesquisar valores de produtos e serviços e articular-se com órgãos de classe para elaboração de planilhas e tabelas de preços e orçamentos.

O Curso Bacharel em Estética proposto pelas Faculdades Integradas Maria Imaculada tem como meta assegurar uma nova configuração para o perfil profissional e para o campo de atuação do esteticista, valorizando a profissão e propiciando sua melhor formação, em termos de conhecimento técnico-científico e preparo cultural.

O curso possibilita o trabalho com o corpo humano, apoiando-se nas ciências biológicas, citologia, histologia, anatomia e fisiologia para o completo entendimento dos fundamentos da estética, nos cuidados com o corpo.

O profissional formado pelo Curso Bacharel em Estética pelas Faculdades Integradas Maria Imaculada terão as seguintes características:

  • possuir conhecimentos, capacitação técnica e habilidades que possibilitem a definição, promoção e aplicação da estética;
  • o desenvolvimento de competências para o exercício do pensamento crítico e juízo profissional; o gerenciamento, análise de dados, documentação, tomada de decisões e solução de problemas; a comunicação oral e escrita; a construção do conhecimento e desenvolvimento profissional; atuação ética e responsável com compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio;
  • formação voltada para a prática integral (facial, corporal e capilar), sustentada por um conjunto de atividades de laboratórios, conhecimentos interdisciplinares, informação científica, terapias complementares e metodologia de trabalho que criam condições necessárias para o desenvolvimento de um profissional capacitado.

O egresso estará apto para o uso correto das técnicas, dos equipamentos e cosméticos, utilizados para os procedimentos da área, abrangendo o corporal, capilar e facial, bem como na gestão dos serviços da área da beleza e imagem pessoal.

O profissional estará apto para atuar em:

  • Clínicas de Estética: O profissional atua desenvolvendo as habilidades profissionais em estética facial, corporal e capilar;
  • Indústrias cosméticas: O bacharel em estética atua analisando novos produtos e treinando profissionais.
  • Indústrias de Equipamentos e Utensílios: Nela o profissional trabalha na elaboração de novos protocolos para o uso correto, auxilia na comprovação dos resultados e treina profissionais.
  • Dermatologia: O profissional bacharel em estética auxilia no diagnostico da pele no que se refere ao biótipo cutâneo, lesões elementares e dermatose. Além disso, pode realizar os tratamentos preventivos, estéticos e curativos;
  • Consultórios médicos: O bacharel em estética pode atuar em clinicas médicas dermatológica, endocrinológica e estética;
  • Cirurgia plástica: Nela o profissional realiza o tratamento pré e pós operatório, com o intuito da recuperação do paciente ser mais rápida e eficiente;
  • Spas, hotéis e academias de ginástica: O profissional bacharel em estética atua nos tratamentos estéticos faciais e corporais, além disso, pode ministrar palestras informativas.

As FIMI projetam em todos os seus cursos, atividades em harmonia com as suas bases filosóficas e princípios metodológicos, garantindo, desta forma, uma coerência epistemológica com a Missão e os Objetivos Institucionais, assim como com as propostas pedagógicas dos seus cursos.

Avaliar não se resume à mecânica do conceito formal e estatístico; não é, simplesmente, atribuir notas, obrigatórias à decisão de avanço ou retenção em determinada disciplina. Os instrumentos de avaliação, imprescindíveis à verificação do aprendizado efetivamente realizado pelo aluno, devem fornecer subsídios ao trabalho docente, direcionando o esforço empreendido no processo de ensino e aprendizagem de forma a contemplar a melhor abordagem pedagógica e o mais pertinente método didático adequado à disciplina.

Neste contexto, a avaliação, sob o enfoque formativo, é de forma contínua, mais do que simples atribuição de um conceito formal (nota), serve à percepção, tanto do professor quanto do aluno, dos progressos e carências de seus respectivos trabalhos, permitindo a aplicação de estratégias de aperfeiçoamento ou de redirecionamento do processo de ensino-aprendizagem. Uma boa avaliação alimenta os tomadores de decisões com as informações necessárias para escolhas abalizadas, e os professores com um feedback útil para o desenvolvimento de seus trabalhos.

Assim o sistema de avaliações é norteado pelo Regimento das FIMI, sendo considerado aprovado o discente que obter conceito mínimo de 5,0.

Infraestrutura

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