É comum entre os jovens que acabaram de entrar na faculdade, que haja dúvidas quanto ao futuro da profissão, ainda mais em uma economia como a Brasileira, que andava cambaleante nos últimos anos.

Porém, há boas notícias no horizonte de curto prazo. A primeira delas é que o Brasil parece que está, finalmente, reencontrando o caminho do desenvolvimento econômico.

Há sinais claros da retomada do crescimento industrial, aumento das exportações,  agronegócios a mil e setores como comércio e serviços também apresentando evidências de que já estão em um ritmo mais acelerado.

Isso significa também que, em pouco tempo, as empresas voltarão a investir na qualidade de seus quadros de funcionários, até porque precisam garantir a competitividade no mercado, mas com qualidade.

Entre as profissões que deverão estar em alta nos próximos 8 anos, de acordo com os analistas de mercado de trabalho, estão os engenheiros mecânico e civil.

Para os engenheiros mecânicos o cenário é excelente. Pois esse tipo de profissional é muito procurado para desenvolver, projetar e supervisionar a produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica. Ou seja, justamente o que acontece quando a economia é retomada.  As indústrias que mais devem contratar engenheiros mecânicos são as do setor de alimentos, metalúrgicas, química, automobilística, naval, aeronáutica, dentre outras.

O mesmo acontece com os engenheiros civis, alvo do mercado da construção civil que está parado há quatro anos, mas com a demanda por imóveis sempre em alta. O país também necessita, urgentemente, retomar as obras de infraestrutura  nesse setor e a engenharia civil é destaque.    Vale destacar que o profissional formado nessa área pode atuar no gerenciamento de obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais, portos e aeroportos. Também é altamente requisitado para fazer análise das características do solo, assim como no desenvolvimento de projetos estruturais, instalações de água e esgoto e saneamento.

Então, não perca essa oportunidade. As Faculdades Integradas Maria Imaculada oferecem cursos de engenharia mecânica e engenharia civil com mensalidade de cabem em seu orçamento.