O modo de vida da sociedade contemporânea tem trazido desafios e dificuldades que repercutem diretamente sobre a saúde mental de todos nós. Estresse, ansiedade, sintomas depressivos vêm se tornando cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas. Pesquisas mostram que interações sociais em que haja empatia e acolhimento auxiliam a amenizar o mal-estar e fortalecem os indivíduos.
Na vida universitária, em que o acúmulo de demandas e as expectativas de uma nova carreira mobilizam níveis significativos de ansiedade e outras emoções às vezes penosas, contar com o apoio de um psicólogo mostra-se um recurso muito importante para preservar a saúde mental e superar dificuldades.
Na atual situação que estamos vivendo, essa ajuda torna-se ainda mais necessária. A partir do momento em que a quarentena se tornou vigente, fomos obrigados a nos adaptar a uma nova rotina de isolamento social que combina situações estressantes, como perdas financeiras, tédio, solidão, incertezas quanto ao futuro e, na esteira disso tudo, o medo - ou melhor, vários medos.
Segundo um estudo publicado pelo jornal científico East Asian Arch Psychiatry, 42% dos sobreviventes da SARS (2003) desenvolveram algum tipo de transtorno mental. O estresse pós-traumático foi a condição mais presente: 54,5%, seguida da depressão: 39%.
Com um cenário tão instável e tão desafiador como este pelo qual estamos passando, é mais que esperado que as crises de ansiedade e os sintomas de depressão aumentem. Já ouvimos diversas pessoas dizerem que estão começando a ficar com medo de sair de casa, por exemplo.
Por isso, ter o auxílio de um profissional qualificado é um recurso valioso nestes momentos de estresse generalizado. Conseguir identificar quais são as emoções que estão surgindo e quais gatilhos elas estão acionando é importante para que você possa controlar seus sentimentos e impedir que tudo isso se transforme em um quadro mais grave!
Para te ajudar, o NAPP - Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicológico das Faculdades Maria Imaculada - está oferecendo atendimento psicológico na modalidade ‘online’ para os alunos e funcionários que sentirem necessidade.
O atendimento é gratuito e será realizado toda sexta-feira, das 19h15 às 20h55.
Cuide de sua saúde mental, agende um horário conosco.