O projeto faz parte do trabalho de iniciação científica e foi realizado em parceria com a Faculdade Santa Lúcia e Prefeitura Municipal de Mogi Mirim
Em meio a pandemia que assola o mundo, as atividades das Faculdades Integradas Maria Imaculada não param...
Num esforço coletivo entre a direção e docentes, o isolamento social foi convertido em formação estruturante à distância. O diretor, Romildo Morelato Junior, destaca que as aulas continuam a todo vapor, em especial devido ao esforço coletivo do corpo docente, em conjunto com ferramentas adquiridas para dar suporte às suas ações, na formação de nosso quadro discente.
As atividades de pesquisa também não pararam. Os diferentes cursos continuam no desenvolvimento de seus trabalhos de conclusão de curso, trazendo soluções para problemáticas da região.
Importante destacar as atividades de Iniciação Científica conduzidas pelas alunas Érica Lopes e Nathália Barrozo, ambas do último ano do curso de Engenharia Civil, que continuam o desenvolvimento de estudo conjunto com as Faculdades Santa Lúcia e Prefeitura de Mogi Mirim, para dar suporte a ações ambientais e de planejamento ocupacional do território Mogimiriano. Utilizando-se de ferramentas de geomática, as alunas estudam as dinâmicas dos últimos 30 anos.
O orientador do trabalho, o docente Antoniane Arantes, destaca a importância das ações desenvolvidas pelas discentes, que trarão uma gama de informações que poderão ser utilizadas em diferentes áreas de gestão territorial do município de Mogi Mirim, auxiliando ações da prefeitura e de entes do setor público, na efetiva aplicação do erário para manutenção do equilíbrio entre sociedade e natureza.
A coordenadora de Engenharia Civil, Renata Furigo, pondera ainda que este tipo de ação fortalece o relacionamento interinstitucional, pois permitirá ainda orientar ministério público e setor privado, em ações nos limites municipais, bem como trará contribuições significativas para o Plano Diretor Municipal, bem como ações das diferentes secretarias municipais.