Evidências científicas na Avaliação Física, funcional, Genética Aplicado ao Fitness, Escola, Treinamento Individualizado e Saúde.
O Curso aborda todo o trabalho de Avaliação Física e funcional, genética, demostrando a prática da coleta de dados e colocando o participante do curso, a ter contato e manusear os instrumentos de medidas.
Perfil do Egresso:
Profissionais e graduandos de Educação Física, Nutrição, Fisioterapia, Pedagogia e áreas afins.
Objetivo Geral do Curso:
Informar, atualizar e preparar os alunos, Professores de Educação Física e outros profissionais da área da Saúde (Grupo Multidisciplinar) ou que atuam na área do Fitness, na Escola e Hospitalar, a organizar avaliar, conduzir e prescrever programa de exercícios físicos em indivíduos.
Objetivos Específicos do Curso:
• Levar ao aluno a conhecer a avaliação Física nos esportes, escolar e na saúde
• Demonstrar ao alunos, na prática as diferenças do protocolos de medidas
• Levar o aluno a coletar, analisar e laudar os diferentes tipos de Avaliação
• Propor ao aluno formas de investigar e conhecer como testar, medir e avaliar
Justificativa:
Leva os alunos, Professores de Educação Física e outros profissionais da área da Saúde a selecionar e aplicar protocolos de testes e medidas de avaliação com segurança e proteção ao aluno ou paciente, para que obtenham dados fidedignos e válidos.
Organizar e conduzir um programa de exercícios (em indivíduos saudáveis e naqueles com doenças sob controle), prescrições de exercícios planejados para se adequarem as necessidades individuais e as capacidades de cada paciente, ministrar programas preventivos de exercícios e reavaliar o programa.
Metodologia:
Aula expositiva utilizando software PowerPoint, microfone, ponteira/passador de slides, caixas de som.
Aula prática utilizando balança, estadiometro, compassos de dobras cutâneas, fita métrica, oxímetro, glicosimetro, coletor entintado de impressões digitais.
Carga Horária:
10 horas
Coordenação
Me. Cássio José Silva de Almeida
Professor Doutorando em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da FEF/UNICAMP Mestre na área de Educação para Sustentabilidade e Qualidade de Vida pelo CENTRO UNIVERSITARIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA (2012); Especialista em Psicologia do Esporte Estacio de Sá (2017), graduado em Educação Física, pelo CENTRO UNIVERSITARIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA (2002); Professor do ensino público Municipal de Mogi- Guaçu, onde atualmente atua como gestor; Coordenador do Curso de Educação Física da FIMI FACULDADES INTEGRADAS MARIA IMACULADA, professor do curso de educação física da UNIFAE; Membro da GEPEN FEF/UNICAMP. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, Autor do livro Jogos cooperativos e sua contribuição em situações de vulnerabilidade social ;Técnico da equipe de voleibol universitário da UNIFAE Campeão Paulista da região grande Campinas, atuando com pesquisa nos seguintes temas: educação física e jogos cooperativos e atividade física qualidade de vida e Psicologia do Esporte.