Primeira Reunião do Grupo de Estudos de Gênero “Interversão”

Na manhã do último sábado, 22 de agosto, ocorreu a primeira Reunião do Grupo de Estudos de Gênero “Interversão”; grupo este ligado ao curso de História das Faculdades Integradas Maria Imaculada. Na ocasião, a discussão foi gerenciada pelo professor e coordenador do grupo Alex Barreiro. O evento contou com a presença dos professores do curso Marcelo Rocha Campos e Filipe Silva e, claro, a participação de um grande número de alunos da FIMI, tanto do curso de História, quanto do curso de pedagogia; além de estudantes de outras áreas e de outras instituições da região, como São João da Boa Vista, Poços de Caldas, Andradas e Campinas.

Durante as duas horas do encontro, a discussão se focou no tipo de sociedade em que vivemos, ou seja, gênero/sexualidade, a qual representa uma categoria posta como um dos maiores traços para a constituição identitária de sujeitos, e que, dentro dessa, existe uma série de opressões e regulações, sendo dessa maneira, o estudo de gênero inteiramente necessário para problematizar as normatizações envolvendo os diferentes papéis sociais e culturais, e as manifestações do afeto.

Nessa primeira reunião, portanto, a abordagem ficou em torno de um diálogo sobre as diferentes concepções históricas acerca de Gênero e sexualidade, tendo como base teórica os aspectos da teoria quer além dos referenciais de Butler e Michel Foucault.

Ao final da reunião, o clima de satisfação dos participantes se evidenciava e a ansiedade para o próximo encontro tomou conta de todos.

Colaborou: Prof. Marcelo Rocha Campos, Coordenador do Curso de História