No dia 13/03/18, foi realizada nas Faculdades Integradas Maria Imaculada a I Roda de Conversa:  saberes dos professores alfabetizadores, um evento voltado aos alunos do terceiro período do curso de Pedagogia e mediada pela Professora Dra. Juliana Ormastroni de Carvalho Santos.

O encontro objetivou:

  1. Promover a aproximação entre os estudos acadêmicos e as práticas de sala de aula
  2. Promover a discussão sobre o processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais, uma vez que no contato direto com professores alfabetizadores experientes os alunos do curso de Pedagogia poderão relacionar melhor o que estão estudando com o que farão em sala de aula quando formadas.
  3. Promover a reflexão sobre o ensino já vivenciado pelas professorandas no período de alfabetização e as propostas atuais.

As convidadas Professora Eliana de Oliveira (professora efetiva na rede municipal de ensino de Mogi Mirim), Professora Regina de Lucca (professora efetiva na rede municipal de ensino de Espírito Santo do Pinhal, especialista em Educação Especial) e Sandra Regina Januário (coordenadora da rede municipal de Mogi Mirim) falaram sobre suas práticas e saberes cosntruídos ao longo da carreira enquanto professoras alfabetizadoras.

A roda de conversa foi efetivou-se como um espaço de troca de saberes, dúvidas, experiências. Foi pensada com base na proposta de prática reflexiva de Schön, de acordo com a qual conhecimento na ação é o componente que está diretamente relacionado com o saber-fazer e implica três tipos distintos de reflexão: a reflexão sobre a ação, a reflexão na ação e a reflexão sobre a reflexão na ação.

Por meio dessa base teórica e da prática das professoras alfabetizadoras, seguida pela do grupo, o encontro possibilitou resgatar práticas docentes e, simultaneamente, relacioná-las a vivências e concepções das alunas, efetivando-se como momento de reflexão e sistematização do conhecimento.