FIMI recebe da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMS) o “Selo Instituição Brasileira Socialmente Responsável”

As Faculdades Integradas Maria Imaculada (FIMI) participou da 11ª Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior, promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMS) e recebeu no dia 29 de setembro a certificação, que é válida por um ano.

A iniciativa, criada como Dia da Responsabilidade Social, tem o propósito de estabelecer uma ponte entre o setor acadêmico e a sociedade por meio de ações voluntárias realizadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) nas áreas de educação, saúde, cultura e meio ambiente, dentre outras, direcionadas para a sociedade.

Sendo assim, as FIMI têm conhecimento de suas responsabilidades e da importância de criar mecanismos e trabalhos sócio educativos em prol da sociedade, com atenção especial para a comunidade de sua região. A instituição formadora do futuro cidadão implementa ações educativas que irão fomentar as características necessárias ao desenvolvimento do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo.

A partir de seu projeto pedagógico, as FIMI reiteram seu compromisso para com a comunidade com a realização dos projetos descritos a seguir:

- GIMI (Gincana da Integração Maria Imaculada): Reconhecida como o Segundo Melhor Projeto de Trote Solidário do Brasil, pela Fundação Educar Dpaschoal em 2009.

- Sou mais Ação Saúde Recreação: O Sou + Ação Saúde e Recreação é um projeto de extensão promovido pelas Faculdades Integradas Maria Imaculada e executados pelos discentes da instituição. O projeto é executado em locais públicos de grande circulação de pessoas, bem como em escolas públicas ou particulares. Tem por objetivo orientar a população e promover atividades educativas com as crianças. Durante o evento são executadas várias atividades visando à melhoria na qualidade de vida da população, dentre elas: Pressão Arterial; Diabetes, Prevenção de Obesidade; Campanha Preventiva da Dengue; Análise do Tipo Sanguíneo; Conscientização do Uso de Plantas Medicinais, Campanha Educativa sobre Higienização de Alimentos e Educação Ambiental. Também são desenvolvidas atividades educativas com as crianças presentes, dentre elas desenho livre com pintura de dedo, pintura facial, jogos de regas e histórias infantis.

- Farmacêutico na Praça: É uma campanha promovida na região pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRFSP) em parceria com as Faculdades Integradas Maria Imaculada, para orientar a população sobre o uso correto de medicamentos, os perigos da automedicação, a importância das medidas de prevenção e do acompanhamento e controle de doenças crônicas.

O diretor da Instituição, centro Mogi Guaçu, Prof. Romildo Morelato Junior, ficou muito gratificado com o recebimento do selo e comenta que, a Campanha de Responsabilidade Social cumpre seu papel principal de integrar os conhecimentos produzidos nas instituições com o oferecimento de serviços à população. Todas as instituições que participam da Campanha de Responsabilidade Social do Ensino superior realizam um serviço muito importante com ações sociais e outras atividades que por vezes, muitos integrantes da comunidade não teriam acesso. Essas práticas garantem um relacionamento próximo entre alunos, professores e o público em geral.