Alunos do curso de engenharia civil visitaram a ETA de Mogi Guaçu

No último dia 21 de maio, os alunos do último ano de Engenharia Civil das FIMI realizaram uma visita técnica a Estação de Tratamento de Água de Mogi Guaçu.

A visita faz parte do programa da disciplina Saneamento l, que tem por objetivo estudar os processos de tratamento de água para consumo humano aprendendo a dimensionar estações de tratamento e redes de distribuição. A disciplina é ministrada pela professora Mariane Alves de Godoy Leme.

A visita técnica consiste de uma oportunidade de articular a teoria com a prática, pois os alunos verificaram como são aplicados os conceitos de captação de água na natureza, adequação da qualidade dessa água para o consumo humano, os padrões sanitários exigidos por lei, os processos químicos de tratamento e como ocorre o controle de qualidade da água. Os alunos foram monitorados pela Engenheira Química da ETA, Taimara Sínico de Moraes.

Durante a visita, os alunos se sensibilizarem com a questão da disponibilidade da água no Brasil, e entenderam que, como futuros engenheiros, têm o dever de atuar junto à sociedade, promover o uso racional da água e combater a poluição dos rios. A Estação de Tratamento de Água de Mogi Guaçu é operada pelo SAMAE, autarquia municipal responsável pelo saneamento da cidade.