Como parte dos eventos de boas vindas aos calouros do curso de engenharia civil da FIMI (Faculdades Integradas Maria Imaculada), a direção da escola promoveu o “1º Ciclo de Palestras de Introdução à Engenharia Civil”, reunindo profissionais proeminentes da região, que dividiram seus conhecimentos com os futuros engenheiros.
O evento aconteceu nos dias 25 de abril, 2, 9 e 16 de maio, sempre no auditório externo da FIMI. Todos os palestrantes são ex-alunos da FIMI, com funções de destaque na iniciativa privada e no setor público, como o engenheiro civil Ramon Vilela, que abriu o ciclo de palestras.
Especialista de estruturas de concreto e fundações, além de mestrando em engenharia civil pela Unicamp. Vilela abordou o tema “O engenheiro civil e sua atuação na pesquisa aplicada”. Com seu jeito simples e direto, ele cativou os calouros, demonstrando que mesmo na engenharia, sonhar, desde que com objetividade e consciência, traz excelentes resultados.
Na palestra do dia 2, foi a vez de outro ex-aluno da FIMI, o engenheiro civil Thiago Ávila Reis que explanou sobre o tema “O engenheiro civil e sua atuação na iniciativa privada”. Reis, que é especialista em gestão de processos e inovação, trouxe para o evento, o dinamismo necessário para motivar os alunos a buscar constantemente o desenvolvimento e a busca incessante do fazer correto.
No penúltimo dia do ciclo de palestras, mais um ex-aluno da FIMI, o engenheiro civil Ayoub Mahmoud Fayes Ayoub, falou sobre “O engenheiro civil e sua atuação na iniciativa pública”, discorrendo sobre a atuação dos profissionais a serviço da União, estados e municípios.
Com mais de 30 anos de experiência no setor público, Ayoub disse que há um vasto campo para a engenharia civil nesse setor, principalmente em um país como o Brasil, onde há carência de infraestrutura em quase todas as áreas. Ele ressaltou que é excelente para o poder público ter pessoas compromissadas com ações voltadas ao coletivo.
No último dia do evento, a engenheira civil Maria Olívia Silva, 1ª secretária e conselheira do CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) de São Paulo despertou enorme interesse dos alunos, abordando o tema “O engenheiro civil, sua regulamentação e atuação”. Ela colocou os jovens engenheiros em contato com a realidade da profissão. Também explicou, com enorme competência e didática, como é a atuação do CREA.
Para o professor Antoniane Arantes, organizador do evento, o ciclo de palestras atingiu o objetivo principal que era, justamente, o de colocar profissionais competentes e de renome, frente a frente com quem está apenas iniciando a jornada nessa área, repassando experiências aos mais jovens e permitindo a formação complementar de todos os semestres do curso de engenharia civil da instituição.
Arantes observou ainda que a FIMI sempre manterá o compromisso de integração junto a sociedade, pois acredita que isso fortalece a formação ética e profissional dos futuros engenheiros, além de acrescentar competência e qualidade ao currículo, conectando os discentes com a realidade que o mercado vivencia.
No dia 23 de novembro (sábado), os alunos do curso de Biomedicina participaram de uma…
Realizado pelo SEMESP desde 2001, o Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC) tem como objetivo…
Entre os dias 05 e 08 de novembro, alunos dos cursos de Biomedicina, Farmácia, Estética…
No dia 05 de novembro, as professoras Camila e Sirlene, do curso de Farmácia, apresentaram…
Entre os dias 22 e 24 de outubro, as Faculdades Integradas Maria Imaculada realizaram o…
As Faculdades Maria Imaculada tiveram o prazer de participar da XXI EXPOETE, uma exposição dos…