Categories: Notícias

Engenharia Mecânica conectada com a sociedade

A Curricularização da Extensão é o processo de inclusão de atividades de extensão no currículo dos Cursos, considerando a indissociabilidade do ensino e da pesquisa, que também pode ser chamada de integralização da Extensão, ou seja, trazer para o espaço do ensino superior a conexão com a sociedade.

Esse processo busca integrar os conhecimentos ensinados na sala de aula, aos problemas e vivências da comunidade que está ao redor dos centros de ensino superior, trazendo assim a formação dos alunos, integradas a uma vivência concreta junto ao entorno, e a uma aplicação real dos conhecimentos adquiridos em sala, enfrentando problemas do cotidiano da população.

A discente Ana Elisa, do 4° semestre, lembra que, as Universidades historicamente ofereciam “apenas” ensino, nos cursos regulares, e consequentemente, algumas pesquisas relacionadas a ele, assim, as atividades extensionistas surgem da necessidade de atrelar universidade-sociedade, o que se tornou obrigatório no ensino superior através da Lei Federal n° 5540/1968, na Lei da Reforma Universitária. Importante salientar que atividades extensionistas eram desenvolvidas, mas com caráter cultural e objetivos filantrópicos, esporadicamente.

Para Paulo Eduardo, cursando o último ano do curso, viver esse processo de atividades que valorizem o “olho no olho” com as pessoas de fora da faculdade, permite o fortalecimento da sensação de pertencimento à comunidade, e a alegria de compartilhar o saber da sala de aula.

Carlos Eduardo do 4° semestre destaca que, “percebemos que a extensão nada mais é do que aproximar a instituição, discentes, docentes e sociedade, a fim de aumentar o conhecimento de todas as partes, e conhecer novas áreas de atuação”.

O docente responsável pelo processo, Antoniane Arantes, destaca sua satisfação em ver a engenharia mecânica apresentando atividades para a comunidade, como: Mini curso de Introdução ao Desenho Técnico; Alunos e Escoteiros pelo Meio Ambiente (Aquecedor Solar de PET); Metrologia – Exposição sobre metrologia no dia a dia; Energias renováveis; Dessalinização da água do mar; Óleo de motor e suas funcionalidades; e Calçada do respeito.

As atividades de extensão se juntam aos esforços do estágio, trazendo visibilidade à FIMI e permitindo a aplicação dos conceitos e técnicas da engenharia aos problemas que permeiam o entorno da faculdade.

O diretor da FIMI, Romildo Morelato, ressalta ainda que, a atividade de Extensão aliada à de estágio supervisionado permite uma rede de atuação na comunidade do entorno da faculdade, estreitando laços na interação dos discentes com o setor e fortalecendo a interação entre academia e sociedade, favorecendo as ações de extensão em desenvolvimento pela FIMI. Nossos alunos puderam vivenciar o cotidiano da comunidade e de empresas com poucos e muitos funcionários, atuando junto a empresas de Mogi Guaçu e municípios vizinhos, conforme mapa abaixo da distribuição de nossos estagiários conforme porte da empresa e distribuição espacial.

Jossiara Barbosa, do 10° semestre, se diz satisfeita com as atividades de extensão, e se vê preparada para sua vida egressa atuando como engenheira mecânica, certa dos muitos desafios que virão, porém, sempre tendo a valorização do ser humano e das pessoas como principal meta.

O coordenador do curso, José Donizeti, salienta que a busca pela primazia do curso é o cotidiano do corpo docente e de toda a equipe da FIMI, e convida você a ser parte dessa construção de conhecimento conjunto no curso de Engenharia Mecânica, favorecendo processos e técnicas ao setor, e contribuindo ao crescimento pessoal dos egressos da faculdade e conectando o dia a dia da sala de aula com a sociedade.

Romildo Morelatto Junior

Recent Posts

Alunos de Biomedicina realizam visita técnica ao sistema de saneamento básico de Mogi Mirim

No dia 23 de novembro (sábado), os alunos do curso de Biomedicina participaram de uma…

21 horas ago

Alunos das Faculdades Maria Imaculada são Classificados no CONIC 2024!

Realizado pelo SEMESP desde 2001, o Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC) tem como objetivo…

3 semanas ago

Professoras do curso de Farmácia visitam a Escola Estadual Anália de Almeida Bueno

No dia 05 de novembro, as professoras Camila e Sirlene, do curso de Farmácia, apresentaram…

3 semanas ago

Faculdade Aberta 2024

Entre os dias 22 e 24 de outubro, as Faculdades Integradas Maria Imaculada realizaram o…

1 mês ago

Evento ETEC

As Faculdades Maria Imaculada tiveram o prazer de participar da XXI EXPOETE, uma exposição dos…

2 meses ago