É comum entre os jovens que acabaram de entrar na faculdade, que haja dúvidas quanto ao futuro da profissão, ainda mais em uma economia como a Brasileira, que andava cambaleante nos últimos anos.
Porém, há boas notícias no horizonte de curto prazo. A primeira delas é que o Brasil parece que está, finalmente, reencontrando o caminho do desenvolvimento econômico.
Há sinais claros da retomada do crescimento industrial, aumento das exportações, agronegócios a mil e setores como comércio e serviços também apresentando evidências de que já estão em um ritmo mais acelerado.
Isso significa também que, em pouco tempo, as empresas voltarão a investir na qualidade de seus quadros de funcionários, até porque precisam garantir a competitividade no mercado, mas com qualidade.
Entre as profissões que deverão estar em alta nos próximos 8 anos, de acordo com os analistas de mercado de trabalho, estão os engenheiros mecânico e civil.
Para os engenheiros mecânicos o cenário é excelente. Pois esse tipo de profissional é muito procurado para desenvolver, projetar e supervisionar a produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica. Ou seja, justamente o que acontece quando a economia é retomada. As indústrias que mais devem contratar engenheiros mecânicos são as do setor de alimentos, metalúrgicas, química, automobilística, naval, aeronáutica, dentre outras.
O mesmo acontece com os engenheiros civis, alvo do mercado da construção civil que está parado há quatro anos, mas com a demanda por imóveis sempre em alta. O país também necessita, urgentemente, retomar as obras de infraestrutura nesse setor e a engenharia civil é destaque. Vale destacar que o profissional formado nessa área pode atuar no gerenciamento de obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais, portos e aeroportos. Também é altamente requisitado para fazer análise das características do solo, assim como no desenvolvimento de projetos estruturais, instalações de água e esgoto e saneamento.
Então, não perca essa oportunidade. As Faculdades Integradas Maria Imaculada oferecem cursos de engenharia mecânica e engenharia civil com mensalidade de cabem em seu orçamento.
No dia 23 de novembro (sábado), os alunos do curso de Biomedicina participaram de uma…
Realizado pelo SEMESP desde 2001, o Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC) tem como objetivo…
Entre os dias 05 e 08 de novembro, alunos dos cursos de Biomedicina, Farmácia, Estética…
No dia 05 de novembro, as professoras Camila e Sirlene, do curso de Farmácia, apresentaram…
Entre os dias 22 e 24 de outubro, as Faculdades Integradas Maria Imaculada realizaram o…
As Faculdades Maria Imaculada tiveram o prazer de participar da XXI EXPOETE, uma exposição dos…