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Letras

O Curso

O licenciado em Letras ensina o português e os idiomas estrangeiros bem como a literatura luso-brasileira e a literatura anglo-saxônica. Pode dedicar-se a línguas clássicas como o latim e a história da língua portuguesa. O Curso de Letras das Faculdades Integradas Maria Imaculada prepara o profissional para o campo de trabalho, lecionando nas escolas, atuando nas editoras na revisão, tradução e interpretação de textos.

Modalidade: Licenciatura
Período: Noturno
Duração: 8 semestres

Área de atuação

O docente em Letras pode atuar nas empresas, nos setores de comunicação corporativa, nas funções de produção de texto e elaboração de documentação. E se seguir vida acadêmica de Pós Graduação, pode lecionar no ensino superior.

Coordenação

Profa. Dra. Maria Suzett Biembengut Santade

Pós-Doutora em Letras no eixo temático Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa com o Projeto A PALAVRA E O DESENHO: uma interação da semântica e da semiótica na aprendizagem da língua , no Instituto de Letras, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ. Projeto supervisionado pela Profa. Doutora Darcilia Marindir Pinto Simões, (2006). Pós-Doutora em Educação no eixo temático Metodologia do Ensino do Português com o Projeto Aspectos da Formação de Professores de Português em Portugal e no Brasil , no Instituto de Educação e Psicologia, pela Universidade do Minho de Braga, Portugal UMINHO-IEP.

Infraestrutura

  • Objetivos
  • Perfil do egresso
  • Sistema de avaliação

OBJETIVOS

Formar profissionais para atuar no campo da educação nas quatro últimas séries do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, oferecendo conhecimentos pedagógicos e uma sólida e abrangente base de conteúdos relacionados às Línguas Portuguesa e Inglesa e às suas respectivas literaturas; proporcionar uma ampla vivência teórica e prática que lhes permita atuar não só no magistério como também na pesquisa e em atividades autônomas.

Específicos

  • Oferecer aos alunos um curso voltado para a cultura Linguística, visando a formação de professores críticos e qualificados para o mercado de trabalho.
  • Formar um docente com sólidos conhecimentos sobre a estrutura da Língua Portuguesa falada no Brasil, tendo por base uma organização curricular interdisciplinar.
  • Proporcionar um domínio amplo da Língua Inglesa, tornando o aluno capaz de se expressar com fluência e correção, tanto na fala como na escrita.
  • Formar especialistas em comunicação, capazes de ler, interpretar e criticar textos com profundidade e abrangência.
  • Estimular o gosto pela produção escrita em suas manifestações literária e técnica, inserindo-o em um novo campo de atuação.
  • Desenvolver uma visão clara de suas responsabilidades como educador e formador de cidadãos conscientes em seus respectivos campos de atividade.
  • Incentivar os alunos a assumir um compromisso ético para que possam atuar sempre com honestidade e integridade em seu relacionamento pessoal e profissional.

PERFIL DO EGRESSO

Seguindo as Diretrizes Curriculares, que norteiam o perfil do profissional de Letras, o objetivo do Curso de Letras é formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito e, também conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro. Independentemente da modalidade escolhida, o profissional em Letras deve ter domínio do uso da língua ou das línguas que sejam objeto de seus estudos, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades Linguísticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. A pesquisa e a extensão, além do ensino, devem articular-se neste processo. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários.

O licenciando em Letras das Faculdades Integradas Maria Imaculada deve ter o perfil profissional em:

  • Domínio das diferentes teorias que fundamentam o estudo da Língua Portuguesa e da Língua Inglesa, tanto nos aspectos gramaticais como no entendimento e na produção de textos.
  • Capacidade de examinar textos técnicos e literários em ambas as línguas e que impliquem uma postura crítica.
  • Domínio de um repertório especializado para discutir e analisar os fatos linguísticos com segurança e originalidade.
  • Conhecimento do contexto histórico e teórico dos movimentos literários e das obras relevantes de cada período.
  • Expressão fluente em Língua Inglesa, em seu duplo aspecto: oral e escrito.
  • Conhecimento especializado das literaturas de Língua Inglesa que compõem o currículo do curso.
  • Capacidade de transmitir aos alunos o amor e o interesse pelos estudos literários e linguísticos.

Espírito aberto à pesquisa de novos conhecimentos e à utilização de novas tecnologias.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

As FIMI projetam em todos os seus cursos, atividades em harmonia com as suas bases filosóficas e princípios metodológicos, garantindo, desta forma, uma coerência epistemológica com a Missão e os Objetivos Institucionais, assim como com as propostas pedagógicas dos seus cursos.

Avaliar não se resume à mecânica do conceito formal e estatístico; não é, simplesmente, atribuir notas, obrigatórias à decisão de avanço ou retenção em determinada disciplina. Os instrumentos de avaliação, imprescindíveis à verificação do aprendizado efetivamente realizado pelo aluno, devem fornecer subsídios ao trabalho docente, direcionando o esforço empreendido no processo de ensino e aprendizagem de forma a contemplar a melhor abordagem pedagógica e o mais pertinente método didático adequado à disciplina.

Neste contexto, a avaliação, sob o enfoque formativo e de forma contínua, mais do que simples atribuição de um conceito formal (nota), serve à percepção, tanto do professor quanto do aluno, dos progressos e carências de seus respectivos trabalhos, permitindo a aplicação de estratégias de aperfeiçoamento ou de redirecionamento do processo de ensino-aprendizagem. Uma boa avaliação alimenta os tomadores de decisões com as informações necessárias para escolhas abalizadas, e os professores com um feedback útil para o desenvolvimento de seus trabalhos.

Assim o sistema de avaliações é norteado pelo Regimento das FIMI, sendo considerado aprovado o discente que obter conceito mínimo de 5,0.

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