Foi realizada nas instalações das Faculdades Integradas Maria Imaculada, nos dias 25 e 26 de janeiro, o curso de Capacitação Docente intitulado “Metodologias Ativas”. O curso foi ministrado pelo professor Dr. Geraldo Alécio de Oliveira, que é professor e coordenador do Curso de Farmácia da Universidade Anhembi Morumbi/SP. Tem experiência em análises clínicas, educação superior, gestão no ensino superior, educação em saúde, metodologias de ensino-aprendizagem e melhoria da qualidade no ensino superior. É membro da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica do Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP). Atualmente é membro da Diretoria Colegiada da Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (ABEF).
O professor Geraldo mostrou propostas de um novo modelo de ensino baseado em uma formação menos tecnicista. Foram apresentados os conceitos básicos de aprendizagens ativas. Aulas dinâmicas, sempre com o objetivo de que o professor entenda como planejar uma atividade dentro da sala de aula, que fuja do padrão de palestrante e sim um tutor, resultando um professor facilitador da aprendizagem, sabendo mediar conversas, coletando opiniões e promovendo atividades dinâmicas.
A capacitação docente é um processo necessariamente contínuo, tanto do ponto de vista individual (pois cada professor deve capacitar-se permanentemente ao longo de sua carreira), quanto institucional. Desta maneira a formação dos professores torna-se imperativo, não apenas para eles próprios, pelo preponderante papel que exercem em sala de aula, mas também para a própria instituição, a quem cabe a responsabilidade de assegurar, em seus quadros, profissionais competentes e capacitados.
Estavam presentes no curso professores das FIMI e da Faculdade Santa Lúcia de Mogi Mirim. O diretor do centro de Mogi Guaçu, Prof. Me. Romildo Morelato Junior agradece a adesão do corpo docente, pelo compromisso com o ensino de qualidade que é a marca maior das FIMI.
Temas abordados:
– Aspectos Neuropsicológicas da Aprendizagem Baseada em Metodologias Ativas
– Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem
– Uso da Simulação no Ensino Superior em Saúde
– Estudo de Casos
– Aprendizagem Baseada em Projetos
– Mapas Conceituais
– O Processo de Avaliação Educacional no Ensino Superior.
Invalid Displayed Gallery
No dia 23 de novembro (sábado), os alunos do curso de Biomedicina participaram de uma…
Realizado pelo SEMESP desde 2001, o Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC) tem como objetivo…
Entre os dias 05 e 08 de novembro, alunos dos cursos de Biomedicina, Farmácia, Estética…
No dia 05 de novembro, as professoras Camila e Sirlene, do curso de Farmácia, apresentaram…
Entre os dias 22 e 24 de outubro, as Faculdades Integradas Maria Imaculada realizaram o…
As Faculdades Maria Imaculada tiveram o prazer de participar da XXI EXPOETE, uma exposição dos…