NOVO CURSO DE EXTENSÃO

Educação Especial
com Ênfase em TEA

Transtorno do Espectro Autista

Ementa

Busca-se a partir dos referenciais dos estudos sobre a Educação Especial no Brasil e do Transtorno do Espectro Autista (TEA) desenvolver os conhecimentos e a literatura científica sobre os temas, trazendo contribuições de diferentes perspectivas para compreender o TEA, assim, como dos cuidados que envolvem a educação de crianças e jovens e de suas famílias. Nesse sentido, o curso conta com profissionais mestres e doutores de diferentes áreas, como: psicologia, psicanálise, psicopedagogia e  arquitetura, permitindo o enriquecimento do olhar sobre os sujeitos que encontram-se no espectro.

INVESTIMENTO

R$ 190,00 à vista

R$ 220,00 em 2x

Oferecimento

SÁBADOS
Os encontros são presenciais, seguindo todos os protocolos de segurança e distanciamento.

Público

Professores da rede pública municipal, estadual e privada, pais e familiares de pessoas com TEA – Transtorno do Espectro Autista e afins.
Coordenação: Prof. Dr. Alex Barreiro

Conheça os
professores

Prof. Dr. Alex Barreiro

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2019) e mestre em Educação pela mesma instituição (2014). Pós-graduado (especialista) em História, Sociedade e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2009) e licenciatura em Pedagogia (2018). Atualmente é professor do Ensino Fundamental, séries finais na rede municipal de Mogi Guaçu (SP) e no Ensino Superior nas Faculdades Integradas Maria Imaculada (FIMI) e Santa Lúcia, onde integra o Comitê de Ética e Pesquisa da FIMI. É membro do grupo de pesquisa GEPEDISC (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sociocultural), vinculado a Faculdade de Educação da Unicamp, atuando nos respectivos temas: psicanálise, gênero, sexualidade e infâncias.

Prof. Dr. Djalma Francisco Costa
Lisboa de Freitas

Possui graduação em Psicologia-Habilitação e Formação de psicólogos pelo Centro Universitário Padre Anchieta (2010). Mestre em Psicologia pelo departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo – Usp (2013). Doutor em Psicologia pelo departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo – Usp (2016). Especialista em Transtorno do Espectro Autista pela Child Behavior Institute (2020. )É diretor técnico do Centro Terapêutico-Educacional Potencializar (CETEP) em Jundiaí, São Paulo, Brasil. É coordenador nível pós-graduação lato senso em Neuropsicologia Aplicada ao Transtorno do Espectro do Autismo no Child Behavior Institute – CBI of Miami. Atua, clinicamente, com avaliação psicológica e neuropsicológica de distúrbios do neurodesenvolvimento, assim como, atua com intervenção baseada em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao Transtorno do Espectro do Autismo.

Prof. Me. Fabiana Burgos

Psicopedagoga pela Faculdade XV de Agosto. Especialista em educação Especial e Transtornos Globais do Desenvolvimento pela UNESP. Mestre em Ensino e História de Ciências da Terra no Instituto de Geociências da UNICAMP. Licenciada em Ciências com Hab em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Santo André e Aperfeiçoamento em Ensino de Química pela USP/SP. Inglês fluente. Fui coordenadora no Projeto ” Conhecimentos Escolares e Curriculares Relacionados à Ciência, à Sociedade e ao Ambiente na Escola Básica com Ênfase na Regionalização a partir dos Resultados de Projeto de Políticas Públicas”, junto ao Instituto de Geocïências da UNICAMP (Processo Fapesp nº 2006/01558-1), numa das escolas parceiras do projeto. Atuei como Tutora EAD em Curso de Especialização em Ensino de Ciências para professores, vinculado à Universidade de São Paulo. 20 anos de experiência como docente no Ensino fundamental II e médio. Atualmente, atuo na área da educação especial com formação de profissionais da educação e saúde, orientação de professores e famílias e mediação escolar para estudantes com transtornos de aprendizagem, desenvolvimento e do espectro autista, intervenções psicopedagógicas e assessoria pedagógica.

Prof. Me. Kelly Macedo Alcantara

Psicóloga Clínica e Docente do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade São Francisco. Doutoranda em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, programa pelo qual obteve o título de Mestra. Experiência em Psicologia e Psicanálise nas áreas de atuação clínica, social e da saúde com ênfase nos temas: autismo, psicanálise, deficiência e relações familiares.

Prof. Me Maria Tereza Rocha Trinanes

Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2009). Possui Graduação em Pedagogia – Hab. Orientação Educacional e Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º grau pela Universidade de São Paulo (1990), Graduação em Pedagogia – Hab. em Ensino de Deficiente Visual pela Universidade de São Paulo (1992), Graduação em Letras – Hab. Italiano pela Universidade de São Paulo (1991) e Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Nova Iguaçu (2006), Especialização em Educação Especial com ênfase em Deficiência Mental pela Universidade Nova Iguaçu (2007). Atualmente é Professora de Educação Especial do Estado de São Paulo e Mestra no Curso de Pedagogia no Instituto Maria Imaculada – Faculdades Integradas Maria Imaculada (FIMI). Tem experiência na área da Educação com ênfase em Educação Especial e em Intervenção Precoce Especializada. Parecerista no periódico científico FOCO: Caderno de Estudos e Pesquisas. 

Prof. Me. Thiago Garcia

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Taubaté (2004), mestrado em Engenharia Civil na área de Conforto Térmico pela Universidade de São Paulo (2015).  Atualmente é Professor das Faculdades Integradas Maria Imaculada, no curso de Arquitetura e na Universidade das Américas. Especializado em: Conforto Ambiental e Conservação de Energia para edificações; Engenharia de Segurança do Trabalho e Higiene Ocupacional. Atua em temas como conforto e desempenho térmico de materiais e simulações térmicas para conforto ambiental em geral através de softwares especializados na área.

Inscreva-se

VAGAS LIMITADAS