VEM AÍ O 5º TORNEIO DE PONTES DE ESPAGUETE DAS FACULDADES INTEGRADAS MARIA IMACULADA

No próximo dia 13 de novembro – 6ª feira, a partir das 19h30, os alunos de Engenharia Civil mais uma vez apostarão na criatividade, habilidade e conhecimento técnico para ganhar o 5º Torneio de Pontes de Espaguete das Faculdades Integradas Maria Imaculada. O torneio desafia os alunos do curso a construírem as pontes mais resistentes, utilizando apenas espaguete nº 8 e cola transparente. Leva o título de vencedora a ponte que aguentar maior carga vertical aplicada em sua estrutura.

Os próprios alunos testam suas pontes, sob controle da comissão julgadora formada por professores do curso de Engenharia Civil.

Os próprios alunos testam suas pontes, sob controle da comissão julgadora formada por professores do curso de Engenharia Civil.

Alunos do 2º ao 8º semestres participam do evento, relacionando disciplinas de Física, Mecânica, Resistência dos Materiais e Estruturas Metálicas e de Madeira aos projetos concorrentes. O prof. Rodrigo Pietro Leite, responsável pela disciplina de Física Experimental II é o presidente da comissão organizadora. Ele coordenou a revisão do regulamento do torneio junto com os alunos: “a comissão organizadora é formada por alunos de todas as turmas participantes. Buscamos aperfeiçoar o evento continuamente, sempre pautado no diálogo e na participação de todos.”

A coordenadora do curso de Engenharia Civil, profª Renata Furigo observa que o torneio tem uma finalidade didática muito importante, pois, além de promover a interdisciplinaridade e o trabalho em equipe, estimula os alunos a desenvolverem projetos seguindo padrões técnicos pré-estabelecidos. E não parece ser tarefa fácil: os alunos tem que construir a ponte de espaguete sob limites de largura, altura e peso, além de serem obrigados a utilizar cola transparente. “Essa regra é para que ninguém utilize qualquer tipo de material que não seja o espaguete. Qualquer material fora da especificação do regulamento desclassifica a ponte.”, alerta a coordenadora.

Grupo campeão da 4ª edição do torneio, em 2014.

Grupo campeão da 4ª edição do torneio, em 2014.

O grupo vencedor do 5º Torneio de Pontes de Espaguete, além de ter o nome de seus integrantes marcado no troféu do torneio, ainda poderá comemorar com um almoço especial oferecido pelo Restaurante e Buffet Beira Rio, patrocinador tradicional do evento.