Qualificação de projetos de TCC do curso de Engenharia Civil

De 15 a 20 de junho, os alunos do 9º semestre do curso de Engenharia Civil, que ingressaram na primeira turma em fevereiro de 2011, apresentam seus projetos de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) para bancas de qualificação formadas pelos professores do curso. A elaboração deste trabalho é pré-requisito para a obtenção do título de Engenheiro Civil.

O TCC é um trabalho acadêmico que deve estar relacionado às diversas áreas de atuação da profissão, sendo a interdisciplinaridade a premissa fundamental do trabalho, ou seja, os alunos devem aplicar conhecimentos adquiridos ao longo do curso, relacionando-os com suas experiências extracurriculares e de estágio.

Para realizar o TCC, o aluno propõe um tema de estudo ao professor orientador e desenvolve um projeto sobre o tema durante o 9º semestre de curso. Este projeto é apresentado a uma banca formada por três professores, e se aprovado, pode ser desenvolvido no semestre seguinte. Ao final do curso (10º semestre), o aluno apresenta os resultados da pesquisa e envia o trabalho para publicação em revista científica.

Os temas escolhidos pelos alunos envolvem reciclagem de resíduos de construção civil, análise de viabilidade de obras, tecnologia de materiais, comparativos técnicos e econômicos em estruturas de concreto armado, recuperação de estruturas metálicas, relação custo x benefício na escolha de materiais de construção, análises urbanas e de impacto de obras de engenharia utilizando SIG e uso racional da água.

As apresentações acontecem no período das 19h20 as 22h30, no Auditório Interno das Faculdades Integradas Maria Imaculada.

Colaborou: Renata de Faria Rocha Furigo (Coordenadora do Curso de Engenharia Civil) das Faculdades Integradas Maria Imaculada