Primeiro Seminário de Pesquisa da Pós Graduação em História Social

Com o intuito de divulgar as pesquisas acadêmicas desenvolvidas pelos alunos da pós graduação em História Social, foi realizado último dia 5 de setembro, as apresentações de trabalhos de quatro alunos, foram eles:

-Sidnei de Araújo Lemes, com a pesquisa: “Artistas da resistência: O teatro campineiro durante a ditadura militar no Brasil”;

-Cristina Lúcio, que estuda: “O Jongo Dito Ribeiro: a resistência negra em pontos”;

-Dênis Pacheco, que trabalha com o tema: “Patrimônio e Identidade: a herança africana no Samba Carioca”;

– Douglas Bonfá, o qual analisa: “As aspirações de “O Príncipe de Maquiavel” sobre o Império Romano”.

As apresentações contaram coma mediação do Professor Filipe Silva, o qual inquiriu os alunos sobre questões analíticas e teóricas de suas pesquisas, além de, comentar as perguntas feitas pelo público que esteve presente ao seminário. Na ocasião, o que chamou a atenção foi a qualidade dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelos alunos da pós, com grande teor teórico e metodológico, além de abordarem temas relevantes e, de certa maneira, inéditos.

Diante de tal apreciação, ficamos no aguardo do II Seminário, previsto para 31 de outubro de 2015, quando teremos a oportunidade de conhecermos novas pesquisas.

Colaborou:

Texto: Prof. Marcelo Rocha Campos (Coord. Do curso de graduação de História e do curso de pós-graduação em História Social)

Fotos: Elaine de Melo (Aluna do 4º Semestre de História)