fachada

NOSSA HISTÓRIA

As Faculdades Integradas Maria Imaculada (FIMI) foram criadas a partir das Faculdades de Serviço Social de Piracicaba e de Educação, Ciências e Letras de Mogi Mirim e foram autorizadas pela Portaria MEC 668, de 09 de maio de 1991.

O início das duas instituições que deram origem às Faculdades Integradas Maria Imaculada foi por meio de ordens religiosas, sendo a Faculdade de Serviço Social de Piracicaba instituída em 1963 pela Diocese de Piracicaba e a Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Mogi Mirim pelas SEIAS (Sociedade de Educação Integral e Assistência Social), no ano de 1973.

Em 1984, a SEIAS transferiu a mantença da Faculdade para o Instituto Maria Imaculada, pois, segundo a direção da ordem, seu interesse maior estava no ensino básico e nas obras assistenciais que mantinham pelo país afora. Assim, como os colégios em Belo Horizonte, Bragança Paulista, Campinas, Rio de Janeiro e Mogi Mirim, com ensino superior somente nesta última e isto fugia de sua principal missão. A Diocese de Piracicaba mantinha apenas o curso de Serviço Social e não tinha interesse em manter outros cursos superiores, pois o primeiro havia sido criado em 1963 e a partir deste não criou mais nenhum outro. Com o surgimento de outras instituições na cidade e não sendo seu principal trabalho, o Bispo resolveu transferir essa mantença e o Instituto Maria Imaculada foi convidado para assumir essa tarefa – manter o curso de serviço social.

Assim, em 1985, o Instituto Maria Imaculada já mantinha duas Faculdades: Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Mogi Mirim e Faculdade de Serviço Social de Piracicaba. A partir dessa data, iniciou-se o processo de consolidação do Instituto, pois apesar da experiência de seus mantenedores na área do ensino, a entidade mantenedora era nova.

Em 1988, foram autorizadas a funcionar novas habilitações dos cursos oferecidos pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Moji Mirim – Habilitações em Química e Biologia vinculadas ao Curso de Ciências e Habilitação em Supervisão Escolar vinculada ao Curso de Pedagogia, primeiro projeto de expansão dos cursos oferecidos.

Em 1990, houve a mudança de sede do Curso de Ciências e suas habilitações da cidade de Mogi Mirim para Mogi Guaçu, criando-se dessa maneira, o primeiro campus fora de município de origem.

Em 1998, foi realizada a transferência de sede dos cursos de Pedagogia e Letras de Mogi Mirim para Mogi Guaçu. Dessa maneira, procedeu-se à conclusão do segundo projeto de expansão das Faculdades Integradas Maria Imaculada.

A partir da mudança dos cursos, houve a consequente ampliação do espaço físico do prédio da Faculdade em Mogi Guaçu, com a criação de novos espaços para a Biblioteca, Sala dos Professores e Laboratório de Línguas, o que era impossível em Mogi Mirim, pelo fato do prédio ser alugado e sem possibilidade de expansão.

Em 2006, foram criados os cursos História, Farmácia e Química Industrial.

Em 2009, foi criado o curso de Engenharia Civil e em 2011 o curso de Biomedicina e Gestão Ambiental.

foto01
foto02
foto06

Fotos do prédio (antiga cerâmica Mogi Guaçu)

foto08
foto03
foto04

Construção do Prédio e vista aérea da antiga cerâmica Mogi Guaçu

foto09
foto05
foto07

Inauguração e visita de Pelé à antiga cerâmica Mogi Guaçu