O Curso

O licenciado em Letras ensina o português e os idiomas estrangeiros bem como a literatura luso-brasileira e a literatura anglo-saxônica. Pode dedicar-se a línguas clássicas como o latim e a história da língua portuguesa. O Curso de Letras das Faculdades Integradas Maria Imaculada prepara o profissional para o campo de trabalho, lecionando nas escolas, atuando nas editoras na revisão, tradução e interpretação de textos.

Modalidade: Licenciatura
Período: Noturno
Duração: 8 semestres

Área de atuação

O docente em Letras pode atuar nas empresas, nos setores de comunicação corporativa, nas funções de produção de texto e elaboração de documentação. E se seguir vida acadêmica de Pós Graduação, pode lecionar no ensino superior.

Formar profissionais para atuar no campo da educação nas quatro últimas séries do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, oferecendo conhecimentos pedagógicos e uma sólida e abrangente base de conteúdos relacionados às Línguas Portuguesa e Inglesa e às suas respectivas literaturas; proporcionar uma ampla vivência teórica e prática que lhes permita atuar não só no magistério como também na pesquisa e em atividades autônomas.

 

Específicos

  1. Oferecer aos alunos um curso voltado para a cultura Linguística, visando a formação de professores críticos e qualificados para o mercado de trabalho.
  2. Formar um docente com sólidos conhecimentos sobre a estrutura da Língua Portuguesa falada no Brasil, tendo por base uma organização curricular interdisciplinar.
  3. Proporcionar um domínio amplo da Língua Inglesa, tornando o aluno capaz de se expressar com fluência e correção, tanto na fala como na escrita.
  4. Formar especialistas em comunicação, capazes de ler, interpretar e criticar textos com profundidade e abrangência.
  5. Estimular o gosto pela produção escrita em suas manifestações literária e técnica, inserindo-o em um novo campo de atuação.
  6. Desenvolver uma visão clara de suas responsabilidades como educador e formador de cidadãos conscientes em seus respectivos campos de atividade.
  7. Incentivar os alunos a assumir um compromisso ético para que possam atuar sempre com honestidade e integridade em seu relacionamento pessoal e profissional..

Seguindo as Diretrizes Curriculares, que norteiam o perfil do profissional de Letras, o objetivo do Curso de Letras é formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito e, também conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro. Independentemente da modalidade escolhida, o profissional em Letras deve ter domínio do uso da língua ou das línguas que sejam objeto de seus estudos, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades Linguísticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. A pesquisa e a extensão, além do ensino, devem articular-se neste processo. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários.

O licenciando em Letras das Faculdades Integradas Maria Imaculada deve ter o perfil profissional em:

  • Domínio das diferentes teorias que fundamentam o estudo da Língua Portuguesa e da Língua Inglesa, tanto nos aspectos gramaticais como no entendimento e na produção de textos.
  • Capacidade de examinar textos técnicos e literários em ambas as línguas e que impliquem uma postura crítica.
  • Domínio de um repertório especializado para discutir e analisar os fatos linguísticos com segurança e originalidade.
  • Conhecimento do contexto histórico e teórico dos movimentos literários e das obras relevantes de cada período.
  • Expressão fluente em Língua Inglesa, em seu duplo aspecto: oral e escrito.
  • Conhecimento especializado das literaturas de Língua Inglesa que compõem o currículo do curso.
  • Capacidade de transmitir aos alunos o amor e o interesse pelos estudos literários e linguísticos.

Espírito aberto à pesquisa de novos conhecimentos e à utilização de novas tecnologias.

As FIMI projetam em todos os seus cursos, atividades em harmonia com as suas bases filosóficas e princípios metodológicos, garantindo, desta forma, uma coerência epistemológica com a Missão e os Objetivos Institucionais, assim como com as propostas pedagógicas dos seus cursos.

Avaliar não se resume à mecânica do conceito formal e estatístico; não é, simplesmente, atribuir notas, obrigatórias à decisão de avanço ou retenção em determinada disciplina. Os instrumentos de avaliação, imprescindíveis à verificação do aprendizado efetivamente realizado pelo aluno, devem fornecer subsídios ao trabalho docente, direcionando o esforço empreendido no processo de ensino e aprendizagem de forma a contemplar a melhor abordagem pedagógica e o mais pertinente método didático adequado à disciplina.

Neste contexto, a avaliação, sob o enfoque formativo e de forma contínua, mais do que simples atribuição de um conceito formal (nota), serve à percepção, tanto do professor quanto do aluno, dos progressos e carências de seus respectivos trabalhos, permitindo a aplicação de estratégias de aperfeiçoamento ou de redirecionamento do processo de ensino-aprendizagem. Uma boa avaliação alimenta os tomadores de decisões com as informações necessárias para escolhas abalizadas, e os professores com um feedback útil para o desenvolvimento de seus trabalhos.

Assim o sistema de avaliações é norteado pelo Regimento das FIMI, sendo considerado aprovado o discente que obter conceito mínimo de 5,0.

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Coordenação

Profa. Dra. Maria Suzett Biembengut Santade

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Minicurrículo

Pós-Doutora em Letras no eixo temático Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa com o Projeto A PALAVRA E O DESENHO: uma interação da semântica e da semiótica na aprendizagem da língua , no Instituto de Letras, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ. Projeto supervisionado pela Profa. Doutora Darcilia Marindir Pinto Simões, (2006). Pós-Doutora em Educação no eixo temático Metodologia do Ensino do Português com o Projeto Aspectos da Formação de Professores de Português em Portugal e no Brasil , no Instituto de Educação e Psicologia, pela Universidade do Minho de Braga, Portugal UMINHO-IEP. Projeto supervisionado pelo Prof. Catedrático Doutor Rui Manuel Costa Vieira de Castro (2008). Doutora em Educação no Núcleo e Linha de Pesquisa Filosofia: O Conhecimento e a Educação no eixo temático de Linguagem pela Universidade Metodista de Piracicaba UNIMEP (2002). Mestre em Educação no eixo temático de Linguagem na Formação de Professores para o Ensino Superior e Educação Básica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas PUC-Campinas (1998). Especialista em: Instrumentalização Didático-Pedagógica pelas Faculdades Integradas Maria Imaculada FIMI-Mogi Guaçu/SP (1996); Tendências da Lingüística Atual Aplicada ao Ensino de Línguas pela Universidade Metodista de Piracicaba UNIMEP (1975); Bases Renovadoras da Metodologia de Ensino de Línguas pelo Centro de Ensino Superior de São Carlos LA SALLE (1975). Graduada em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras FFCL-Ouro Fino/MG (1990). Graduada em Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral FCL-Amparo/SP (1979). Graduada em Letras Vernáculas em Língua Portuguesa e Literaturas, Língua Francesa e Literaturas e Língua Inglesa e Literaturas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Estado de São Paulo FFCL/UNESP-Marília (1974). Atualmente é professor colaborador da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Pesquisadora do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil / CNPq / Grupos de Pesquisa em que atua na instituição: Semiótica, leitura e produção de textos Crítica Textual e Edição de Textos UERJ (pesquisador). Linhas de pesquisa em que atua Ensino da língua portuguesa: história, políticas, sentido social, metodologias e pesquisa. Tem participado de congressos nacionais e internacionais e cursos na área de Educação e Letras com suas propostas educacionais, além de ter diversos artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, Artes e Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: educação; pesquisa; produção científica; oralidade; escrita; gramaticalidade; linguagem; língua; literatura; ensino-aprendizagem; alfabetização; vivência e inclusão. Desde 2002, atua como Professora Titular e Coordenadora do Curso de Letras na Graduação e Pós-Graduação das Faculdades Integradas Maria Imaculada FIMI-Mogi Guaçu/SP. Desde 1991, leciona no Curso de Letras das Faculdades Integradas Maria Imaculada, Centro de Mogi Guaçu/SP. Na mesma Instituição, lecionou no Curso de Pedagogia e Ciências Exatas a disciplina de Língua Portuguesa. Membro do Conselho de Administração Superior (CAS) das Faculdades Integrada Maria Imaculada. Desde 2000, atua como Professora Titular na Faculdade Municipal Professor Franco Montoro FMPFM, Campus de Mogi Guaçu/SP, lecionando Língua Portuguesa e Comunicação e Expressão. Atuou na rede pública na Educação Básica, Professora concursada e efetiva, lecionando Língua Portuguesa, Francesa e Inglesa. Concomitantemente, lecionou em Colégio Objetivo no Ensino Médio e Curso Vestibular. Autora dos livros: (1) Gramaticalidade, 2001; (2) Semântica e Experiência Humana: o encontro de linguagem na educação básica, 2008; e, (3) Gramaticalidade de Pé-no-Chão, 2011.

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Curso renovado pela Portaria MEC/ SESu nº842 de 01/07/2010, publicada em 02/07/2010