FIMI realizou seminário “História e seus domínios”

Na noite do último dia 13 de setembro, foi realizado o primeiro seminário intitulado “História e seus domínios”. O evento aconteceu no auditório das Faculdades Maria Imaculada e foi organizado pelo curso de História. Com o objetivo de apresentar áreas de abordagem em que a História e o historiador se aproximam e ao mesmo tempo contribuem para um maior aprofundamento dos estudos sociais. Dessa maneira, o primeiro tema debatido na noite foi “Razão e desrazão: entre a História e a psicanálise”, onde os professores Alex Barreiro e Luís Marcos Ferreira expuseram as teorias de Freud e Lacan, demonstrando e muitas vezes criticando seus métodos de abordagem, assim como, o quanto pode ser questionáveis certas perspectivas metodológicas tidas como consensuais.

Por outro lado, o segundo tema debatido da noite foi: “História e Literatura: entre o relato ficcional e o testemunho do passado”, ficando ao encargo dos professores Filipe Silva e Murilo D. Casacio analisarem as relações entre história e literatura, numa compreensão dos limites inteligíveis que as rondam quando o referencial passa a ser o da ciência.

Após as apresentações seguiu-se um debate entre os expositores e a plateia, fato este que enriqueceu ainda mais o evento.