FIMI realizou o curso de Capacitação Docente “Metodologias ativas”

Foi realizada nas instalações das Faculdades Integradas Maria Imaculada, nos dias 25 e 26 de janeiro, o curso de Capacitação Docente intitulado “Metodologias Ativas”. O curso foi ministrado pelo  professor Dr. Geraldo Alécio de Oliveira, que é  professor e coordenador do Curso de Farmácia da Universidade Anhembi Morumbi/SP. Tem experiência em análises clínicas, educação superior, gestão no ensino superior, educação em saúde, metodologias de ensino-aprendizagem e melhoria da qualidade no ensino superior.  É membro da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica do Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP). Atualmente é membro da Diretoria Colegiada da Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (ABEF).

O professor Geraldo mostrou propostas de um novo modelo de ensino baseado em uma formação menos tecnicista. Foram apresentados os conceitos básicos de aprendizagens ativas.  Aulas dinâmicas, sempre com o objetivo de que o professor entenda como planejar uma atividade dentro da sala de aula, que fuja do padrão de palestrante e sim um tutor, resultando um professor facilitador da aprendizagem, sabendo mediar conversas, coletando opiniões e promovendo atividades dinâmicas.

A capacitação docente é um processo necessariamente contínuo, tanto do ponto de vista individual (pois cada professor deve capacitar-se permanentemente ao longo de sua carreira), quanto institucional. Desta maneira a formação dos professores torna-se imperativo, não apenas para eles próprios, pelo preponderante papel que exercem em  sala de aula, mas também para a própria instituição, a quem cabe a responsabilidade de assegurar, em seus quadros, profissionais competentes e capacitados.

Estavam presentes no curso professores das FIMI e da Faculdade Santa Lúcia de Mogi Mirim. O diretor do centro de Mogi Guaçu, Prof. Me. Romildo Morelato Junior agradece a adesão do corpo docente, pelo compromisso com o ensino de qualidade que é a marca maior das FIMI.

Temas abordados:

– Aspectos Neuropsicológicas da Aprendizagem Baseada em Metodologias Ativas

– Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem

– Uso da Simulação no Ensino Superior em Saúde

– Estudo de Casos

– Aprendizagem Baseada em Projetos

– Mapas Conceituais

– O Processo de Avaliação Educacional no Ensino Superior.