FIMI realizou a Palestra “O Golpe de 1964: Atores e Interpretações”

No último dia 1 de setembro, as Faculdades Integradas Maria Imaculada (FIMI) contou com a ilustre presença do professor titular de sociologia, do IFCH – UNICAMP – Marcelo Ridenti, o qual, em palestra organizada pelo curso de História, proferiu uma análise historiográfica sobre “O Golpe de 1964” e seus principais Atores e Interpretes. Diante de um grande público – estudantes do curso de história, pedagogia e letras, além da presença de alunos do ensino médio e de pessoas da comunidade – que lotaram as dependências do auditório da faculdade, o professor Marcelo conseguiu, com um talento formidável, reviver os momentos que possibilitaram aos militares, ao lado de seus aliados civis, tomarem o poder em março de 1964 e implantarem uma ditadura que durou muito além do previsto.

Marcelo Ridenti destacou de maneira instigante e coerente a unidade que estruturava a cultura política radical dos anos 60 e 70, tecendo comentários sobre o chamado romantismo revolucionário. Desta maneira, citou como referência suas obras: “Em Busca do Povo Brasileiro” (Editora Record) e “A Ditadura que mudou o Brasil” (Ed. Zahar), obras que mais tarde foram autografadas ao público, dando a chance à muitos de terem uma dedicatória em uma obra de referência historiográfica.

A participação dos alunos e professores enalteceu ainda mais a palestra, o público estendeu o evento com perguntas coerentes, aprofundadas e críticas, fato que foi exaltado pelo palestrante, assim como, pela coordenação do curso de História.

Colaborou:

Texto: Professor Marcelo Rocha Campos (Coord. Do Curso de História)

Fotos: Michelly Rocha (Aluna do 6º semestre de História)