Farmacêutico na Praça

Farmacêutico na Praça

É uma campanha promovida na região pela FIMI (Faculdade Integrada Maria Imaculada) em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) em locais públicos de grande circulação de pessoas, para orientar a população sobre o uso correto de medicamentos, os perigos da automedicação, a importância das medidas de prevenção e do acompanhamento e controle de doenças crônicas.

As ações da campanha Farmacêutico na Praça são desenvolvidas com o auxílio de farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia voluntários que, além de realizarem orientação, prestam serviços gratuitos de aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e entrega de mudas medicinais.

Objetivos do Projeto

- Fornecer informação sobre saúde e medicamentos à população por meio de material impresso (filipetas, folderes e orientação individual, no intuito de fazê-la conhecer os agravos a que, conscientemente ou não, se expõe e torná-la, efetivamente, corresponsável pela gestão de sua própria saúde);

- Identificar, de forma precoce, possíveis problemas de saúde por meio da constatação de fatores de risco e de procedimentos como verificação de pressão arterial e glicose capilar;

- Auxiliar o serviço público de saúde nas ações de promoção e educação da saúde, minimizando riscos e custos com internações;

- Demonstrar à população a importância social do farmacêutico e o quanto este profissional pode contribuir para melhoria da sua saúde;

- Informar à população sobre serviços farmacêuticos que podem ser prestados em farmácias e drogarias;

- Estimular o trabalho do farmacêutico como profissional e educador em saúde;

- Facilitar o acesso da população à informação e aos meios para promoção da saúde;

- Incentivar a atuação de acadêmicos e farmacêuticos no planejamento, coordenação e avaliação de ações de informação, comunicação e educação em saúde.

2012

No dia 10 de agosto de 2012, os alunos do curso de Farmácia da FIMI verificaram a pressão arterial e a glicemia capilar em conjunto com a Drogasil Mogi Guaçu.

2013

No dia 28 de abril de 2013, foi realizado na Praça do Campo da Brahma o Projeto Farmacêutico na Praça.

 

2014

No dia 20 de setembro de 2014, foi realizada na Praça do Big Bom de Mogi Guaçu, uma campanha promovida pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) em conjunto com a FIMI (Faculdade Integrada Maria Imaculada), objetivando para orientar a população sobre o uso correto de medicamentos, os perigos da automedicação, a importância das medidas de prevenção e do acompanhamento e controle de doenças crônicas.

Foram realizadas:

- Aferição de Pressão: 282 atendimentos

- Teste de Glicemia Capilar: 326 atendimentos

- Doação de Plantas Medicinais: 400 entregas

2015

Foi realizado no dia 12 de setembro de 2015, o Farmacêutico na Praça do Big Bom do Parque Cidade Nova. Essa é uma campanha promovida pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) em conjunto com o curso de Farmácia da FIMI (Faculdade Integrada Maria Imaculada). O objetivo foi orientar a população sobre o uso correto de medicamentos, os perigos da automedicação, a importância das medidas de prevenção e do acompanhamento e controle de doenças crônicas.

Foram realizadas:

- Aferição de Pressão: 191 atendimentos

- Teste de Glicemia Capilar: 251 atendimentos

- Doação de Plantas Medicinais: 200 entregas

2016

A Praça do Big Bom de Mogi Guaçu recebeu no dia 24 de setembro de 2016, mais uma campanha do Farmacêutico na Praça. O evento é promovido pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) em conjunto com os alunos da FIMI (Faculdade Integrada Maria Imaculada). O objetivo deste evento é orientar a população sobre o uso correto de medicamentos, os perigos da automedicação, a importância das medidas de prevenção e do acompanhamento e controle de doenças crônicas. Foram entregues gratuitamente ao público presente mudas de plantas medicinais, que são preparadas pelo projeto “Farmácia Viva da FIMI”. Durante essa ação foram realizados 263 atendimentos de Aferição de Pressão, 269 atendimentos de Teste de Glicemia Capilar e 350 entregas de Doação de Plantas Medicinais.