No último dia 9 de outubro, docentes e coordenadoras das Faculdades Maria Imaculada, participaram de um workshop de metodologias de ensino, ministrado pelo professor Geraldo Alécio de oliveira, coordenador do curso de Farmácia da Anhembi Morumbi, SP.

O professor Geraldo mostrou a proposta de um novo modelo de ensino baseado em uma formação menos tecnicista. Foram apresentados os conceitos básicos de aprendizagem ativa.  Aulas dinâmicas, sempre com o objetivo que o professor entenda como planejar uma atividade dentro da sala de aula, que fuja do padrão de palestrante e sim um tutor. O professor deve ser um facilitador da aprendizagem, saber mediar as conversas, coletar as opiniões e promover atividades dinâmicas.

Como materialização do interesse dos docentes em aprenderem novas práticas de ensino, o workshop privilegiou um período para que os participantes pudessem, na prática, simular situações e estudar casos semelhantes a metodologia utilizada em sala de aula. O professor Geraldo Alécio, destacou também a necessidade de ensinar o aluno a ter postura, avaliação crítica e entender o quanto a imagem interfere na credibilidade.

A ética também foi um dos pontos discutidos, já que ela não pode ser aprendida em sala de aula. Conforme ressaltou o professor, a ética é construída em todas as fases da vida e não de forma teórica, mas por reflexão permanente, por experimentação.

Participaram do workshop as coordenadoras Profa. Danyelle, Profa. Nádia e as Docentes Camila, Cláudia e Renata. Na visão das participantes este curso foi mais uma ferramenta disponibilizada pelas FIMI para o aprimoramento docente.