Curso de Projeto de Estruturas de Concreto Armado Assistido por Computador da FIMI é destaque em revista da TQS

A TQS News, revista especializada em Projeto de Estruturas de Concreto Armado Assistido por Computador, publicou em sua edição nº 43 de setembro de 2016, um matéria sobre o curso realizado recentemente na FIMI.

Segundo a professora Susana de Lima Pires, essa publicação demonstra a importância que esse curso teve para a FIMI e para os seus alunos. “O curso de engenharia tinha a necessidade de montar um curso de extensão, voltado para o aperfeiçoamento dos alunos. Então, nós montamos esse curso em parceria com a TQS que é proprietária dos sistemas CAD/TQS que é um software para cálculo estrutural de concreto armado”, afirma Susana.

Susana explica como funciona o software da TQS. “Na verdade são vários sistemas integrados. Trata-se de um software desenvolvido aqui no Brasil e que está entre os melhores do mercado brasileiro. Quando trouxe esse curso para a FIMI, a minha primeira preocupação era formar o aluno para que antes de operar o software, o estudante tivesse o embasamento teórico necessário para utilizar a ferramenta”, comenta.

Susana explica ainda que no curso de graduação os alunos devem aprender a fazer a modelagem manualmente para que entendam o conceito e para que consigam fazer uma análise técnica da estrutura que eles pretendem projetar. A introdução de softwares na engenharia estrutural tem muitos aspectos positivos, pois além de proporcionar economia de tempo ao automatizar cálculos repetitivos, possibilita a análise de alternativas na busca pelo melhor modelo estrutural. Dessa forma, é importante preparar o profissional para utilizar corretamente e com responsabilidade o sistema computacional, de forma que, o engenheiro conheça seus benefícios e limitações.

O curso foi realizado entre agosto e setembro de 2016 e contou com 20 participantes. “Sem dúvida, quem fez esse curso saiu na frente. Com certeza é um grande diferencial para o currículo do profissional”, finaliza Susana.

 

Susana de Lima Pires, 42 anos, é formada em engenheira civil pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Tem Mestrado e Doutorado em Engenharia Civil na área de Estruturas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e atualmente faz parte do corpo docente do curso de graduação em Engenharia Civil na Faculdade Integrada Maria Imaculada e é responsável pelas disciplinas de Estruturas I e II e Concreto Armado I e II.