Muitos jovens que entram cedo no mercado de trabalho buscam uma forma de conciliação entre estudos e o emprego durante seu processo de graduação, porém, após a graduação e com o aumento do tempo trabalhado as responsabilidades aumentam.

Pode parecer impossível conciliar as atividades de uma pós com o seu trabalho, mas o comprometimento e a administração do seu tempo, relacionada com a transparência da situação com seu chefe no trabalho e seu orientador na universidade podem trazer ótimos resultados.

Antes de ingressar na pós graduação seja honesto com todas as partes envolvidas, primeiro seja honesto consigo mesmo, será que esse é mesmo o momento de encarar essa jornada? Se você tem certeza de que esse é o momento converse com seu chefe, existem empresas que realmente valorizam e respeitam as atividades acadêmicas de seus colaboradores.

Aproveite flexibilidades oferecidas no trabalho como laptops, celular, tablets e etc. para finalização de suas tarefas independentemente do local onde estiver.

É importante que você entenda que talvez a atividade da empresa não seja compatível com seus interesses acadêmicos. Caberá a você a tomada de decisão de buscar um trabalho que tenha relação maior com seus objetivos acadêmicos e pessoais.

Não esqueça de conversar com seu orientador acadêmico para explicar previamente o seu tempo disponível.

Mantenha a calma e evite comparações com quem só trabalha ou só estuda, você está optando por valorizar sua carreira profissional no momento, porém isso implicará certas escolhas de um lado que resultarão em renúncias de outro.

Procure sempre focar nos resultados de ambas as partes, independente do tempo que elas estão tomando, isso evita que você se desmotive em relação a uma atividade. Talvez você demore um pouco mais para realizar a defesa perante a banca ou obter aquela tão sonhada promoção, mas o sentimento de ter sido bem sucedido em ambos caminhos é inexplicável!

Por último, um lado muito positivo que muitas vezes é esquecido são as histórias para contar. Você sempre terá assunto! No trabalho você poderá comentar sobre sua pesquisa, já na universidade você falará de seu trabalho. Será visto como um herói de tão esforçado, afinal você é!

Decidiu fazer uma pós? Então clique aqui e conheça nossas opções disponíveis.