Combate ao mosquito Aedes Aegypti ganha reforço de Comitê Municipal

Em encontro promovido pela Secretaria de Saúde na última quinta-feira, dia 31 de março, foi constituído o Comitê Municipal de Combate a Dengue, Chikunguya e Zika Vírus.

O grupo é formado por 17 membros e será coordenado pelo médico da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Santa Terezinha, Dênis Carvalho, ex-vice-prefeito e ex-vereador de Mogi Guaçu.

O Comitê atuará nas ações de prevenção e combate às doenças causadas por vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti.

A iniciativa reforça medidas empreendidas pelo prefeito Walter Caveanha para evitar que se repita a epidemia de dengue registrada em 2015, com vistas também à prevenção de ocorrências de chikungunya e zika.

Além da nova equipe, Mogi Guaçu conta com o Programa de Erradicação e Controle de Doenças da Vigilância Epidemiológica e, criada no ano passado, a Sala de Situação da Dengue.

O encontro para a formação do Comitê Municipal foi realizado nas dependências das FIMI (Faculdades Integradas Maria Imaculada) e reuniu mais de 30 representantes de diversas áreas.

A secretária de Saúde, Clara Alice Franco de Almeida Carvalho, abriu a reunião. Em seguida, a coordenadora do programa, Cristiana Folchetti Monteiro Ferraz, apresentou relatórios sobre os casos de dengue no Município.

Os esclarecimentos sobre as atribuições do novo grupo foram apresentados pela coordenadora do Núcleo de Educação Permanente e Humanização em Saúde, da Secretaria de Saúde, Graziela Maria Lellis.

Em 2015, Mogi Guaçu registrou 14.583 casos positivos de dengue, de um total de 20.645 notificações. A diferença representa o número de casos negativos.

Já em 2016, de 1º de janeiro até o último dia 30, quando saiu o mais recente relatório semanal, foram confirmados 72 casos e 82 aguardam o resultado dos exames, de um total de 926 notificações.

A escolha dos integrantes do Comitê, bem como a divisão de funções e periodicidade das reuniões, foram definidas na terceira parte do encontro.

 

Comitê Municipal

Dênis Carvalho (UBS Santa Terezinha): Coordenador titular

Diva Soares de Lima (Secretaria de Serviços Municipais): Suplente

Nádia Regina Borim Zuim (FIMI): Secretária titular

Adriana Raquel de Paula (Senac): Suplente

 

Membros
Danyelle Marini (CRF – Conselho Regional de Farmácia – SP)

Marcelo Custódio de Oliveira (Igreja CEFA)

Amarildo dos Santos (Igreja Deus é Fiel)

Otávio Pessini Júnior (PAT)

José Mauro Domingues (Proguaçu)

Adriano Luciano Rodrigues (Guarda Civil Municipal)

Aparecido Donizetti Costa (Distrito de Martinho Prado Júnior)

Vívian Delalíbera Custódio (Vigilância Sanitária)

Jacqueline de Andrade (USF Jardim Suécia)

Regina Cordeiro de Oliveira Pereira (USF Santa Terezinha)

Keny Priscila Mendes (USF Santa Terezinha)

Maria do Carmo Duda da Silva (USF Santa Terezinha)

Vanessa Casarim (USF Guaçu – Mirim)