O Curso

É a ciência que estuda as quantidades, o espaço, as relações abstratas e lógicas aplicadas aos símbolos. O aluno desenvolve aplicações dos cálculos matemáticos usados na pesquisa pura e nas mais diversas áreas da ciência aplicada.

Modalidade: Licenciatura
Período: Noturno
Duração: 8 semestres

Área de atuação

O profissional matemático pode trabalhar, na área econômica, financeira, física, de pesquisa e estará habilitado a ministrar aulas no ensino fundamental e médio e seguir vida acadêmica para ser docente no ensino superior.

O objetivo do Curso de Ciências com Habilitação Plena em Matemática é formar professores para atuar no Ensino Fundamental e Médio previsto na atual legislação educacional brasileira. Esta formação pedagógica e científica é proposta a partir de uma visão de complementaridade entre as ciências exatas e humanas, buscando não separar o conhecimento científico das aspirações existenciais do ser humano.

Assim, todos os esforços serão evidenciados no sentido de permitir, simultaneamente, competências científicas e pedagógicas nas áreas de matemática e de educação.

O perfil esperado dos egressos do Curso se traduz pelas habilidades e competências que estes forem capaz de exercer, ao terminarem sua formação básica. O egresso deverá apresentar não só o domínio dos conteúdos a serem socializados e de sua articulação interdisciplinar, mas também do conhecimento pedagógico, a fim de saber mobilizar o conhecimento em situações concretas, ou seja, de atuar em situações singulares, apresentando respostas adequadas e fazendo intervenções produtivas nos ensinos fundamental e médio.

Neste sentido, atendendo as diretrizes curriculares nacionais deste curso (parecer nº CNE/CES 1.302/2001) o curso das FIMI propõe:

  1. uma sólida formação de conteúdos de Matemática.
  2. uma formação que lhes prepare para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional.

Direcionando o programa a fim de obter as seguintes características para o Licenciado em Matemática:

‐ Visão de seu papel social de educador e capacidade de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para favorecer o desenvolvimento de raciocínios dos educandos;

‐ Visão da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania;

‐  Visão de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos, e consciência de seu papel na superação dos preconceitos, traduzidos pela angústia, inércia ou rejeição, que muitas vezes ainda estão presentes no ensino‐aprendizagem da disciplina.

As FIMI projetam em todos os seus cursos, atividades em harmonia com as suas bases filosóficas e princípios metodológicos, garantindo, desta forma, uma coerência epistemológica com a Missão e os Objetivos Institucionais, assim como com as propostas pedagógicas dos seus cursos.

Avaliar não se resume à mecânica do conceito formal e estatístico; não é, simplesmente, atribuir notas, obrigatórias à decisão de avanço ou retenção em determinada disciplina. Os instrumentos de avaliação, imprescindíveis à verificação do aprendizado efetivamente realizado pelo aluno, devem fornecer subsídios ao trabalho docente, direcionando o esforço empreendido no processo de ensino e aprendizagem de forma a contemplar a melhor abordagem pedagógica e o mais pertinente método didático adequado à disciplina.

Neste contexto, a avaliação, sob o enfoque formativo e de forma contínua, mais do que simples atribuição de um conceito formal (nota), serve à percepção, tanto do professor quanto do aluno, dos progressos e carências de seus respectivos trabalhos, permitindo a aplicação de estratégias de aperfeiçoamento ou de redirecionamento do processo de ensino-aprendizagem. Uma boa avaliação alimenta os tomadores de decisões com as informações necessárias para escolhas abalizadas, e os professores com um feedback útil para o desenvolvimento de seus trabalhos.

Assim o sistema de avaliações é norteado pelo Regimento das FIMI, sendo considerado aprovado o discente que obter conceito mínimo de 5,0.

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Coordenação

Prof. Alcides Lenhari

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Minicurrículo

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araraquara(1973), graduação em Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto de Ensino Superior de Mococa(1977) e aperfeicoamento em Aperfeiçoamento e Especialização em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas(1986). Atualmente é Professor Assistente II da Faculdades Integradas Maria Imaculada. Tem experiência na área de Matemática.

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Curso renovado pela Portaria SESu nº 723 de 16/08/2007, publicada em 17/08/2007