Alunos do Curso de Biomedicina das FIMI visitam a Estação de Tratamento de Esgoto de Mogi Guaçu

No último domingo, 14 de junho, os alunos do 7º semestre do curso de Biomedicina das FIMI (Faculdades Integradas Maria Imaculada), juntamente com a Profa. Me. Ana Olívia Fernandes, responsável pela disciplina Fundamentos de Ecologia e Análise Ambiental, fizeram uma visita técnica a ETE (Estação de Tratamento de Esgotos) de Mogi Guaçu. O objetivo foi rever os conceitos teórico-metodológicos.  Na visita, os alunos puderam observar as fases do tratamento do esgoto, desde sua chegada à ETE até a sua saída para o corpo receptor.

Observaram a fase de gradeamento, a lagoa anaeróbia e toda a fase de tratamento através de lodo ativado. No laboratório, tiveram a oportunidade de observar lâminas com micro-organismos provenientes da lagoa de tratamento e dessa forma, ampliar o conhecimento sobre esses seres tão importantes para manutenção do meio ambiente.

Ao terminar a visita, discutiu-se a importância do investimento em saneamento, uma vez que melhora a qualidade de vida da população, diminui a incidência de doenças e evita o comprometimento dos recursos hídricos do município.