Alunos de engenharia visitaram Parques Geológicos em Itu e Salto

No último dia 21 de maio, alunos do terceiro semestre do Curso de Engenharia Civil das FIMI visitaram os Parques Geológicos em Itu e Salto.

A visita fez parte do programa da disciplina Geologia Geral e o objetivo foi aprofundar os estudos acerca do ciclo das rochas, suas origens e fatores de formação. Além disso, promoveu discussões sobre as eras geológicas e a evolução da vida no Planeta Terra.

O roteiro compreendeu a visitação ao Parque Geológico Rocha Montonneé, Parque de Lavras e o Parque Geológico de Varvito. A professora Lara Bueno Fantinatti, responsável pelas disciplinas Geologia Geral e Geologia de Engenharia, propôs o roteiro como forma de ampliação do conhecimento sobre os períodos geológicos, a formação de rochas em diferentes eras, e a implicação dessas estruturas em obras de Engenharia.

O Engenheiro Civil é o profissional responsável por aplicar conhecimentos de Engenharia Geotécnica em projetos e obras de fundações, infraestrutura, pontes, reservatórios de água e muitas outras.